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Porteiros para condomínios: como lidar com esses profissionais?

3 minutos para ler

Encontrar porteiros para condomínios que possam responder corretamente a todas as suas responsabilidades é uma tarefa difícil na gestão de um condomínio. Esses profissionais são essenciais para o bom funcionamento da portaria, por isso você deve estar muito atento na hora da contratação.

No post de hoje, vamos falar sobre o que esperar de um bom porteiro, como realizar sua contratação e quais erros ele deve evitar. Confira:

Contratação

O porteiro é quem causa a primeira impressão a quem chega ao condomínio, portanto precisa manter um clima de profissionalismo e respeito. Algumas características e habilidades devem ser observadas na hora de contratar um porteiro:

  • Conhecimento em segurança: o profissional será responsável por autorizar a entrada de pessoas e veículos no condomínio e, por isso, deve ter noções claras de segurança. Solicitar fichas de antecedentes é uma boa ideia.
  • Discrição: o porteiro fará parte da vida do condomínio. Assim, deve ter a consciência de que precisa ser discreto com relação a situações particulares dos condôminos.
  • Boa comunicação: como ele vai lidar com várias pessoas e atender a diversas demandas dentro do condomínio, então, espera-se uma boa comunicação por parte do funcionário.
  • Conhecimentos em informática: grande parte dos condomínios já conta com sistemas de gestão e chamados. Sendo assim, é preciso que o porteiro demonstre conhecimentos básicos de informática para trabalhar com esses softwares.

Treinamento de porteiros para condomínios

A chegada de um novo profissional à portaria do condomínio demanda tempo de adaptação e treinamento para aprender as regras do local.

Hoje, existem vários cursos para profissionais de portaria no mercado. Sendo assim, você pode exigir que os candidatos já venham capacitados ou ofertar ao colaborador contratado um desses cursos.

Nesse tipo de treinamento, o porteiro vai descobrir como lidar com as situações adversas de seu trabalho, como tentativas de invasão, por exemplo.

Erros a evitar

Profissionais desqualificados ou inexperientes costumam cometer uma série de erros ao iniciar suas atividades na portaria de uma condomínio. É possível criar uma lista de regras para orientar o porteiro a evitar tais situações:

  • Abandonar a portaria: o profissional não deve deixar seu posto desguardado. Por isso, se houver a necessidade de sair do local por qualquer situação, é necessário encontrar um substituto ou entrar em contato com o síndico.
  • Autorizar a entrada de estranhos: é essencial que o porteiro peça a identificação de todos os que entram na área do condomínio.
  • Desatenção: ele deve manter a máxima atenção às suas atividades, evitando falhas como portas abertas e entrada de estranhos.

Uma boa parte dos incidentes que podem ocorrer em uma portaria pode ser evitada ao se trabalhar nos três pontos descritos acima. Então, o colaborador deve estar aberto a novos conhecimentos e disposto a aprender sempre. Por isso não desista! Com perseverança e seguindo as indicações deste post, você vai ter sucesso em encontrar um bom porteiro para seu condomínio!

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6 thoughts on “Porteiros para condomínios: como lidar com esses profissionais?

  1. Gostei muito da matéria sobre portaria de condomínio,sou porteiro já atuo na área a maís de vinte anos não sei tudo sobre assunto cada dia aprendendo mais obrigado (a)…

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