como evitar assaltos como evitar assaltos

Aprenda 4 dicas sobre como evitar assaltos em residência!

3 minutos para ler

Vivemos uma realidade de insegurança no Brasil. Em casa, no trabalho, na rua ou no trânsito convivemos com a sensação de vulnerabilidade. Esse contexto, que já se incorporou ao nosso dia a dia, nos faz desenvolver condutas preventivas, táticas de proteção e investir em aparelhos tecnológicos que ajudam no monitoramento e oferecem conforto e uma noção de segurança.

Casas, condomínios, apartamentos são alguns dos alvos preferidos da criminalidade. Muitos moradores cometem pequenos descuidos, que podem ser cruciais para o sucesso ou fracasso de uma tentativa de assalto ou furto. Conheça agora nossas 4 dicas que vão melhorar a prevenção e aumentar a sua segurança.

1. Instale equipamentos de segurança

A tecnologia é uma aliada eficiente no combate à criminalidade, se usada de forma correta e abrangente. Existem sistemas de monitoramento residencial que atendem a uma grande variedade de público e domicílios. Câmeras de vídeo, sistema de portas eletrônicas, identificação biométrica, vigilância por celular, tudo usado separadamente ou em conjunto contribuem para inibir criminosos.

2. Tenha uma boa iluminação

A iluminação pode parecer um simples detalhe, mas faz toda diferença. Um experimento comprovou que a iluminação pública reduziu em 36% os crimes noturnos em Nova Iorque, estudo similar feito no Brasil também apontou melhorias. A escuridão encoraja a prática de delitos, às vezes, pela certeza do anonimato. Há no mercado sistemas de iluminação com sensores de movimento, são práticos e já têm eficácia comprovada.

3. Atente-se a sua rotina

Entrar e sair de casa é parte da rotina de toda família. Levar e buscar os filhos às aulas, ao médico, ir e vir para o trabalho. Muitas vezes, esses são hábitos que seguimos automaticamente, tanto que não prestamos atenção em quase nada. Não vemos quem está na rua, se as portas estão realmente trancadas, se o carro ficou parado por algum tempo na frente da residência.

Esses são pequenos descuidos, que os criminosos usam como brechas, para conhecer o funcionamento da casa. Eles aproveitam exatamente esses momentos para cometer crimes. Por isso, fique alerta ao seu entorno nos horários em que saí e entra em casa e tente variar suas práticas cotidianas.

4. Crie uma rede de vizinhos

Uma rede de vizinhos é uma forma de ajuda e monitoramento mútuo. A Alfa Segurança, por exemplo, tem o que chamamos de “vizinhança colaborativa”. Assim, todos os vizinhos têm acesso às câmeras da rua por meio de aplicativo no celular.

Em casos de atitudes suspeitas disparam alertas para o grupo e interagem via chat. Essa solução é importante quando os vizinhos vão passar muito tempo fora em viagens de férias ou negócios.

Investir na segurança familiar é uma preocupação recorrente nos dias atuais. Além de adquirir equipamentos, é importante adotar um comportamento preventivo e ter atenção ao seu entorno para evitar surpresas desagradáveis e proteger sua família. Conte com seus vizinhos e com os outros moradores, vocês podem se ajudar mutuamente e entender como evitar assaltos.

Gostou das nossas dicas para evitar assaltos? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Um comentário em “Aprenda 4 dicas sobre como evitar assaltos em residência!

Deixe um comentário