gestão de pessoas gestão de pessoas

Conheça as 5 melhores práticas em gestão de pessoas

4 minutos para ler

A gestão de pessoas é um conjunto de práticas, habilidades, políticas e métodos definidos para gerenciar os comportamentos de uma corporação e liberar o potencial de cada indivíduo. Essas ações são adotadas nas empresas e contribuem para que haja mais produtividade, engajamento e qualidade no trabalho.

Apesar de ser uma prática comum nas corporações, a gestão de pessoas pode ser aplicada em outros contextos, como em um condomínio. Diversos resultados positivos podem ser alcançados, como a melhoria do relacionamento dos funcionários e o aumento da eficiência e da eficácia das ações no residencial. Quer conhecer as melhores práticas de gestão de pessoas? Confira o nosso post e saiba mais!

1. Estabeleça uma comunicação transparente

A comunicação é um processo valioso para garantir que as operações sejam realizadas com qualidade. Uma adequada troca de informações permite que seus funcionários estejam bem conscientes dos processos e, assim, tenham atitudes mais efetivas.

Ter uma comunicação transparente também com os condôminos permite que você desenvolva uma relação de confiança com eles. Isso ajuda a estabelecer uma imagem positiva da gestão do condomínio e permite que os moradores sejam mais participativos nas reuniões. Assim, eles podem dar sugestões e ideias, contribuindo para a realização de um trabalho que atenda às necessidades de todos.

2. Defina metas, assim como na gestão de pessoas

Na gestão de pessoas, o estabelecimento de metas é fundamental para direcionar o comportamento de todos os colaboradores e para que se componha um planejamento estratégico para as ações. No condomínio, essa medida pode contribuir para a orientação das ações rumo ao alcance de objetivos.

Com a demarcação de alvos para o residencial, moradores e profissionais ficam mais conscientes dos processos. Assim, eles podem cooperar com efetividade nas ações.

3. Seja um bom líder

Na gestão de pessoas, a figura do líder é muito valorizada. Ela é responsável por distribuir tarefas, estabelecer planos estratégicos, motivar o grupo, dirigir as ações e mediar conflitos. Ele é uma fonte de inspiração e confiança para a equipe.

Um bom síndico deve exercer uma liderança com habilidade e de forma conciliadora, sendo um ponto de motivação, tanto para a equipe de trabalho quanto para os moradores. Assim, todos sabem que podem confiar no síndico para que ele ajude no direcionamento da resolução de problemas.

4. Trabalhe com feedbacks

O feedback é um retorno sobre o desempenho em determinada tarefa ou atitude. Na gestão de pessoas, ele é muito valorizado. O feedback positivo tem uma função motivadora que estimula um bom comportamento. Já o negativo tem um papel construtivo, para promover a correção de alguma postura que não gerou os resultados desejados.

Dar feedback para a equipe do condomínio e também para os moradores é uma excelente atitude para estimular uma convivência mais saudável entre todos. Além disso, essa postura melhora a qualidade das ações e ajuda a manter o bom desempenho nas várias atividades que compõem a rotina do residencial.

5. Tenha abertura com ideias dos moradores e profissionais

Uma boa gestão tem abertura para as ideias que os colaboradores expõem. Essa regra também vale para o condomínio. Tanto a equipe de trabalho quanto os moradores podem ter diversas propostas interessantes para mudanças e melhorias no residencial.

Assim, cabe ao síndico ter disponibilidade e disposição para ouvir essas contribuições. Nem sempre é possível acolher todas as propostas, mas escutar essas alternativas já é um excelente passo. Além disso, condôminos e funcionários têm pontos de vista diferentes e experiências de vida diversas, o que ajuda suas ideias a serem mais enriquecedoras.

A gestão de pessoas tem muito a ensinar para a administração de condomínio. Neste post, você pôde conferir uma série de estratégias efetivas que são convencionais entre os setores de recursos humanos, mas que podem ser transferidas para o gerenciamento de residenciais.

Com essas propostas, é possível desenvolver uma gestão mais humanizada, produtiva, eficiente e eficaz. E então? Gostou de conhecer as melhores práticas em gestão de pessoas? Confira também nosso post sobre como lidar com os porteiros do condomínio!

Aproveite também e baixe nosso e-book gratuito e aprenda a administrar melhor seu condomínio!

E-book Planejamento Financeiro para Condomínios

Posts relacionados

Deixe um comentário