planejamento financeiro planejamento financeiro

A importância do planejamento financeiro para pagar as contas em dia​

3 minutos para ler

Atualmente, a crise econômica tem afetado de várias formas a nossa sociedade: falta de investimento governamental, desemprego, inflação etc. Por isso, nesse momento de crise é muito importante que você, como síndico de um prédio, faça um bom planejamento financeiro para uma boa administração.

Assim, vamos aprender neste post sobre o que não pode faltar em planejamento financeiro eficiente. Confira conosco!

Considerar a inadimplência

Considerar a inadimplência de moradores é uma dica importante do planejamento financeiro para pagar as contas em dia. Caso haja falta de recursos, certamente, as dívidas se acumularão.

Portanto, não descuide da inadimplência. Realize cobranças amigáveis para que as inadimplências não aumentem, mas caso não haja nenhum acordo, acionar a justiça pode ser a única alternativa para a resolução desse problema.

Separar custos fixos de variáveis

Para um bom planejamento financeiro é muito importante separar custos fixos de variáveis. Sabemos que contas de água, gás, manutenção de elevador, etc são gastos fixos, que não podem ser dispensados. Dessa forma, a arrecadação com os condôminos deve ser suficiente pelo menos para pagar essas despesas.

Por outro lado, os custos variáveis podem ser discutidos para saber o que é desejo de todos. Uma dica interessante é fazer uma pequena poupança para cobrir esse tipo de custo também.

Reserva para investimentos e emergências

Como já diz o ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”. Isso é coerente quando se fala em planejamento financeiro, pois muitos dos problemas enfrentados por síndicas são devido à falta de uma reserva para investimentos e emergências.

Por exemplo, imagine que aconteça um dano na caixa de água do prédio, mas não há capital suficiente para cobrir os gastos para a substituição desse material. Tudo isso poderia ser amenizado se houvesse uma reserva para a segurança dos condomínios.

Um conselho é que você tente separar, nem que seja uma pequena quantia da arrecadação de todo mês, para guardar na poupança, visando a segurança que você terá caso algo inesperado aconteça.

Determinar prioridades

Por fim, uma dica muito importante para realizar o planejamento financeiro é determinar o que é prioridade. É comum todos os prédios terem uma demanda de muitos serviços a serem feitos, porém nem sempre é possível realizar tudo no mesmo tempo, ainda mais com essa crise econômica.

Dessa forma, é fundamental determinar as prioridades para que você possa fazer bons investimentos. Por exemplo, caso os moradores do seu prédio estejam pensando em construir uma piscina, mas também há a necessidade de instalar novos equipamentos de segurança. A proteção dos que vivem nesse ambiente, certamente, é o mais essencial a realizar.

Escolha o que é prioridade com sabedoria, uma vez que maus investimentos poderão prejudicar o bem-estar de todos os moradores.

Portanto, você aprendeu neste post sobre a importância do planejamento financeiro para pagar as contas em dia. É útil que você procure discutir esse assunto com os residentes do seu prédio para que todos estejam cientes e possam ajudá-la a colocar essas dicas em práticas.

Agora que você sabe a importância de realizar um planejamento financeiro, veja nesse artigo como é essencial realizar a manutenção de condomínio.

Além disso, saiba também como manter seu condomínio mais seguro com as dicas do nosso e-book! É só clicar na foto abaixo e efetuar o download, é gratuito!

Posts relacionados

Deixe um comentário