acidentes em condomínios acidentes em condomínios

Conheça os acidentes mais comuns em condomínios e saiba como evitá-los!

3 minutos para ler

Acidentes em condomínios podem acontecer com todas as pessoas, uma vez que um pequeno descuido pode ser fatal e ocasionar muitos problemas.

E no caso dos prédios isso pode ocorrer com mais frequência, principalmente, porque a movimentação de pessoas é constante nesses locais.

Dessa forma, preparamos este post para você saber mais sobre os acidentes que podem ocorrer nesse espaço, assim como a responsabilidade de cada parte, morador e condomínio, mostrando como esses problemas podem ser evitados para administrá-lo com eficiência. Acompanhe!

Incidentes com veículos

Quando pensamos nos acidentes mais comuns em condomínios, logo nos lembramos dos incidentes com veículos, uma vez que qualquer manobra errada pode causar arranhões em carros estacionados e danificar garagens.

Para isso, a lei define que a responsabilidade de provar que o carro foi avariado dentro da garagem é do autor da ação.

Por outro lado, o condomínio é responsável por danos aos veículos no local de habitação quando há vigilância no local.

Para evitar esses problemas, é útil conscientizar os condôminos sobre a necessidade de terem mais atenção ao dirigiremos automóveis e não ultrapassarem a velocidade permitida dentro do local.

Queda de objetos

Além dos incidentes com veículos, outro acidente comum presente em condomínios é a queda de diversos tipos de objetos, principalmente, em construções mais antigas que precisam de manutenção e estão com parte da estrutura comprometida.

Nesses casos, é dever do síndico representar o condomínio para tomar as precauções necessárias, como limitar a área de circulação dos moradores.

Contudo, é importante frisar sobre o cuidado que devemos ter para não deixar nada pendurado em janelas, uma vez que esses objetos podem cair com o forte vento e machucar quem estiver embaixo.

Afogamento em piscinas

Outro acidente que vemos até em jornais, mas também é comum em condomínios é o afogamento em piscinas.

Como estabelece a lei, o síndico precisa assumir a responsabilidade para criar medidas de proteção que levem em consideração o bem-estar de todas as pessoas.

Para evitar essa casualidade, pode-se pensar na necessidade de construir pisos com antiderrapantes, uma vez que locais molhados contribuem para escorregões.

Ademais, o uso de cercas e capas apropriadas para piscinas pode ser mais uma das soluções.

Crianças se machucando em parquinhos

Por fim, um dos acidentes em condomínios que é muito fácil de acontecer é as crianças se machucarem em parquinhos.

Cabe lembrar que os pais são responsáveis por garantir a segurança delas nesses momentos de lazer.

Todavia, caso a manutenção do playground não esteja sendo feita, o condomínio vai ser responsabilizado pelo ocorrido.

O melhor a se fazer é sempre conferir se os brinquedos estão firmes e bem encaixados. Além disso, os pais devem se preocupar com a segurança dos filhos e nunca deixar os pequenos sozinhos.

Assim, vale conhecer como manter o condomínio mais seguro, certo?

Por isso disponibilizaremos um e-book exclusivo pra você saber como deixar seu condomínio mais protegido!

Guia de segurança para condomínios

Neste post, descrevemos os principais acidentes em condomínios. Ressaltamos a responsabilidade de cada parte, morador e condomínio, e mostramos como esses problemas podem ser evitados. Por isso, tenham cuidado!

Nos siga nas redes sociais e acompanhem nossos novos conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin!

Posts relacionados

Deixe um comentário