síndico profissional síndico profissional

Boas práticas de um síndico profissional na gestão de condomínios

4 minutos para ler

O trabalho de síndico profissional está relacionado a muitos desafios. Administrar um condomínio envolve a gestão financeira, a realização de assembleias, o controle de documentação, a manutenção do edifício, a mediação de conflitos e diversas outras tarefas. Por isso, adotar as práticas adequadas ao cargo é muito importante para conseguir bons resultados.

Afinal, que atitudes do síndico profissional contribuem para uma boa gestão de condomínios? Continue a leitura deste post e entenda mais sobre o tema!

Conte com uma boa equipe

Ter uma equipe cooperativa é muito importante para garantir a efetividade das atividades no condomínio. Reunir funcionários de confiança para realizar as tarefas ajuda a criar um clima positivo no residencial e facilita a manutenção de boas relações entre os moradores e os profissionais.

Assim, monte uma boa equipe para a efetivação dos serviços. Tenha cuidado também na montagem de comissões — como os conselhos de reformas, conselhos de patrimônio e manutenção e o conselho financeiro. Monte equipes com pessoas comprometidas e empenhadas na realização de um serviço de qualidade.

Organize-se para ser um bom síndico profissional

Administrar um condomínio envolve a gestão de muitos papéis e documentos eletrônicos. Assim, ter organização é necessário para garantir um bom manejo dos documentos no dia a dia. Uma prática adequada é não adiar a armazenagem de um registro, mas colocá-lo no local certo assim que ele entrar no escritório.

É importante também manter as atas das assembleias do residencial bem guardadas em local seguro. Registros de convenções, do regimento interno e de qualquer decisão tomada coletivamente devem ser arquivados com cuidado. Além disso, é importante manter planilhas para acompanhar as receitas e despesas, o planejamento financeiro, a folha de pagamento, a manutenção, a contratação de serviços terceirizados e a gestão de obras.

Tenha um bom relacionamento com os condôminos

Para o síndico trabalhar bem, é importante que ele tenha uma boa relação com os moradores. Para isso, é importante fazer uma gestão transparente e manter uma comunicação saudável e cuidadosa com os condôminos. A postura do síndico deve ser conciliadora, cautelosa, com decisões baseadas nas leis e no regimento interno.

Além disso, o gestor do condomínio precisa ser um bom mediador de conflitos e agir de maneira respeitosa. Outra atitude positiva é ele se aproximar dos residentes e saber ouvir suas demandas e necessidades.

Informe-se bem sobre a legislação

A legislação que rege os condomínios é bastante rigorosa. É também necessário ter atenção com as normas internas listadas na convenção do residencial. Isso porque diversos problemas e desafios surgem no cotidiano. O que vai orientar as resoluções do síndico são as normas estabelecidas.

Dessa forma, é possível encontrar soluções com facilidade para as demandas que surgirem — basta seguir com cuidado as regras predefinidas. A gestão de condomínios é uma tarefa desafiadora, mas é possível adotar várias atitudes para facilitar esse trabalho.

Neste post você pôde ver diversas ações para ser um bom síndico profissional. É muito importante manter um bom relacionamento com os colaboradores e moradores e agir conforme as regras preestabelecidas. Recursos como a realização de votações e a manutenção de uma boa organização dos registros também é fundamental.

Gostou de saber quais são as melhores práticas de um bom síndico profissional na gestão de condomínios? Agora saiba os principais desafios que um síndico tem! Clique abaixo e baixe gratuitamente.

Posts relacionados

Deixe um comentário