Casas inteligentes: como funcionam e quais são as vantagens

4 minutos para ler

As casas inteligentes parecem ter saído diretamente dos filmes para a nossa realidade, trazendo mais conforto, segurança e economia. Isso mesmo, economia: devido aos avanços e à popularidade da tecnologia, esses sistemas se tornaram acessíveis para a população.

Mas, afinal, o que são as casas inteligentes, quais são os principais recursos disponíveis atualmente e como o quesito segurança sai ganhando nesse conceito? É o que vamos abordar neste texto. Confira!

O que são casas inteligentes?

Em poucas palavras, podemos conceituar as casas inteligentes como residências dotadas de várias funcionalidades, que são comandadas por dispositivos digitais como celulares ou computadores.

Essa automação residencial (também conhecida como smart home) é possível graças aos avanços da Internet das Coisas, a IoT, que se refere à conexão entre os objetos do cotidiano com a internet.

Mas como esses dispositivos se interligam no dia a dia de uma casa, oferecendo mais conforto e segurança aos seus moradores? Continue a leitura para descobrir.

Quais são os recursos tecnológicos mais usados nas casa inteligentes?

Por meio de recursos como a automação residencial, por exemplo, é possível programar o seu despertador normalmente — mas assim que ele toca, a sua cafeteira na cozinha é acionada, já adiantando o preparo do seu café.

Ao voltar para casa em um dia muito quente, é possível também ligar o ar-condicionado da casa ainda dentro do seu carro, a partir do celular, e encontrar um ambiente muito mais agradável quando chegar ao lar.

Da mesma forma, várias outras funções podem ser desempenhadas por uma casa inteligente, como:

  • acender e apagar lâmpadas, bem como controlar à distância todos os dispositivos conectados;
  • liberar a entrada de visitas por meio de um interfone com câmeras, sem a sua presença;
  • consultar a sua agenda a partir do controle de voz.

Quais são as suas principais vantagens?

Os exemplos dados até agora parecem fatores que apenas interferem na sua comodidade, mas saiba que eles não se restringem a isso.

Como dissemos, os três principais benefícios das casas inteligentes são, além do conforto, a economia e a segurança. Sobre a economia, perceba que é possível monitorar o funcionamento de vários dispositivos da residência, evitando que eles estejam ligados sem necessidade.

A iluminação, por exemplo, pode ser totalmente adaptada, gerando mais economia para o seu bolso e vantagens ao meio ambiente. Sobre a segurança, tão fundamental nos dias de hoje, falaremos mais a seguir.

Como é a segurança desse tipo de casa?

Quando os moradores estão fora (ou apenas alguns deles, ficando apenas as crianças com um responsável, por exemplo), é possível ter mais segurança e tranquilidade, pois todo o monitoramento dos ambientes pode ser feito de forma remota, por meio de um aplicativo facilmente acessado pelo celular.

Além disso, as casas inteligentes contam com fechaduras digitais, que além de muito mais difíceis de serem violadas, contam com sistemas de alarme antiarrombamento — que avisa caso haja a tentativa de abertura forçada ou erros de senha.

O fechamento das fechaduras digitais também é automático e pode ser feito de forma remota, garantindo que a residência esteja sempre trancada e protegida.

Vale lembrar que essas fechaduras também acabam com o problema de esquecimento das chaves ou aquela insegurança que temos quando as perdemos ou a bolsa ou o carro são roubados com as chaves dentro — o que, muitas vezes, faz com que optemos por trocar todas as fechaduras, para garantir a segurança da família.

As casas inteligentes são, sem dúvida, um grande auxílio da tecnologia para o nosso dia a dia, nos transportando para realidades que parecem cinematográficas e aumentando a economia e a segurança de todos os moradores.

E por falar em segurança, você gostou deste texto e quer conhecer mais formas de proteger o seu patrimônio? Então, saiba como funciona e quais são as vantagens do alarme residencial.

Posts relacionados

Deixe uma resposta