ciberataque ciberataque

Você sabe o que é um ciberataque e como ele acontece? Confira aqui!

4 minutos para ler

O uso da tecnologia transformou substancialmente as relações humanas. Conectar-se é sinônimo de praticidade, agilidade, conforto e precisão na resolução de problemas. Entretanto, existem riscos. Cada vez mais, o ciberataque prejudica pessoas e corporações.

Você sabe do que se trata essa ameaça virtual? Que tal descobrir o que fazer para ficar protegido? Veja a seguir!

O que é o ciberataque?

Basicamente, é a tentativa ou invasão de dispositivos e sistemas com a finalidade de obter dados importantes. Geralmente, os ataques protagonizados por hackers visam a obter vantagem financeira ou a eliminar informações relevantes que ficam armazenadas nos equipamentos.

Ou seja, o ciberataque é um tipo de sequestro virtual no qual os transgressores pedem um resgate em criptomoeda (comumente, Bitcoin) para devolver, à vítima, o acesso ao equipamento e a seus conteúdos (cryptojacking, ransomware e malware móvel). Existem, ainda, outros tipos de ataques, como:

  • phishing: falsificação de e-mail;
  • spear-phishing: tipo de phishing especializado e direcionado a alvos específicos;
  • IoT botnets: ataques realizados a eletrodomésticos e a outros aparelhos conectados à internet;
  • cadeia de fornecedores: atentado às grandes corporações visando à captura de dados e a outras intervenções capazes de causar danos.

Como um ciberataque acontece?

Possivelmente, você percebeu que um ciberataque pode ocorrer de diferentes formas. Os mais comuns são aqueles que utilizam malwares, uma espécie de vírus capaz de alterar os sistemas operacionais dos equipamentos. Eles podem funcionar de acordo com a intenção do hacker, e os mais comuns são aqueles programados para copiar dados (spywares).

Vale lembrar que um sistema só pode ser infectado quando está em funcionamento, mas, uma vez contaminado, não adianta simplesmente desligar o equipamento. O ideal para evitar as invasões é adotar algumas medidas de segurança da informação.

Como proteger os equipamentos?

Os riscos de um ciberataque podem ser reduzidos ou eliminados por um conjunto de ações preventivas. Descubra quais são as principais!

Invista em segurança em camadas

A segurança em camadas é uma estratégia de proteção composta por várias tecnologias. Ela visa a dificultar a entrada de agentes indesejáveis no sistema por meio de barreiras. A cada tentativa de ataque, o hacker se deparará com uma nova dificuldade. Com isso, é bem provável que ele procure um alvo menos protegido. Esse tipo de segurança é composto por:

  • proteção de rede: instalação de um firewall para impedir o acesso não autorizado e resguardar a infraestrutura de rede;
  • segurança de e-mail: salvaguarda do canal de comunicação contra vírus e invasão;
  • endpoint: proteção de arquivos e dispositivos físicos (tablets, computadores, smartphones etc.);
  • backup: cópia das informações de segurança.

Controle sua rede

A conexão com a rede (principalmente, wi-fi) deve ser cuidadosamente protegida para evitar infecções ou “grampos”. Além de utilizar um bom firewall de segurança, é indicado contar com o auxílio de especialistas e manter alguns computadores desconectados. Dessa forma, em caso de ciberataque, algumas máquinas estarão protegidas.

Proteja arquivos críticos

Os arquivos importantes devem receber atenção especial. A cada dois ou três meses, as senhas devem ser alteradas. No entanto, não é só. Você pode criptografar as transmissões dos arquivos críticos e fornecer acesso apenas depois que o usuário se submeter a um sistema de autenticação em dois fatores.

Faça backups e atualizações

Uma medida simples e eficaz é não descuidar das atualizações dos sistemas operacionais. Cada nova versão é o resultado de um trabalho desenvolvido por diversos profissionais para aumentar o desempenho do software e reduzir as vulnerabilidades e os riscos de ciberataques.

Lembre-se também de que, além de proteger os arquivos críticos, você deve sempre manter uma cópia para evitar transtornos. Atualmente, o armazenamento em nuvem tem sido bastante utilizado, já que é uma solução prática e segura.

Certamente, agora, você sabe o que é um ciberataque, como ele acontece e o que fazer para proteger os equipamentos. Seguir essas dicas de segurança da informação é fundamental para evitar a presença de agentes indesejados e, claro, de prejuízos.

O que achou do nosso artigo sobre ciberataque? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua opinião!

Posts relacionados

Deixe um comentário