como contratar porteiro como contratar porteiro

Como contratar porteiro? 5 dicas para encontrar o profissional ideal

4 minutos para ler

Saber como contratar porteiro é muito importante, já que é um funcionário fundamental para o condomínio. Ele recebe os moradores, visitantes, prestadores de serviço e qualquer outra pessoa que precise acessar o local. Assim, além de ter um papel comunicativo e de simpatia, ele também representa um elemento de grande importância para a segurança do local.

Contar com um profissional qualificado é o primeiro passo para garantir a qualidade de vida e a proteção dos moradores. Quer saber como contratar um porteiro de forma eficiente? Então confira o nosso post e saiba mais!

1. Defina o perfil ideal do profissional

Para realizar uma boa contratação, o primeiro passo é definir o perfil do profissional ideal. Isso é importante para que você tenha um referencial de comparação no momento de análise dos candidatos.

Um porteiro precisa ter algumas características específicas como cordialidade, discrição, boa atenção, proatividade e disciplina. Estabeleça um conjunto de habilidades que não podem faltar no profissional e use esse padrão como um referencial comparativo nas entrevistas.

2. Analise com cuidado a experiência do profissional

Verificar as experiências de trabalho do candidato permite que você conheça um pouco da trajetória dele. É possível ver quais empregos ele já teve e quanto tempo ocupou os cargos. Isso é importante avaliar, pois no trabalho da portaria é necessário evitar uma alta rotatividade. Assim, profissionais que se desligam rapidamente do trabalho podem não ser a melhor alternativa.

Avalie também a realização de cursos como de segurança, informática e porteiro, por exemplo. Formações complementares podem contar como um ponto positivo para o candidato.

3. Faça uma boa entrevista

Uma boa entrevista de emprego deve conter perguntas abertas que deem oportunidade para o candidato se expressar mais. Além disso, é importante observar a pessoa falando, verificar reações, gesticulações e expressões faciais. Outra proposta é avaliar também a habilidade de comunicação do profissional, pois o cargo de porteiro demanda um pouco dessa característica.

Além disso, pergunte sobre o trabalho e o que o profissional faria em algumas situações-problema na portaria. Isso enriquece a entrevista, pois fornece uma noção da capacidade de reação do indivíduo.

4. Investigue o motivo do desligamento do último emprego

Essa é uma questão delicada para ser feita na entrevista. Às vezes não ocorreram problemas que desencadearam o desligamento, mas em outros casos, divergências podem ter sido motivadores para a demissão. Verifique qual foi o fator impulsionador da saída e se houve algum conflito com autoridades ou colegas de trabalho.

Além de checar a versão do candidato, verifique as referências com o último empregador. Isso é importante para ter mais uma fonte de informação para ajudar no seu julgamento.

5. Dê preferência aos candidatos que moram perto

Candidatos que moram perto do local de trabalho apresentam a vantagem de conhecer melhor a região. Isso é importante para que eles estejam mais alertas quanto aos índices de criminalidade da localidade e para que sejam mais habilidosos para identificar atividades suspeitas perto do condomínio.

Além disso, os custos com o deslocamento de um profissional que mora perto são menores. Vai haver menos desgaste na ida e na volta ao serviço e, com isso, o trabalhador vai ter mais atenção no expediente.

Contratar um porteiro para trabalhar no condomínio demanda a realização de um processo seletivo com efetividade. As atividades da portaria exigem habilidade de comunicação e uma série de outras características do colaborador.

Em resumo, para saber como contratar porteiro e realizar uma boa escolha, busque desenvolver um perfil do profissional ideal e faça uma boa entrevista. Cheque também as referências e dê preferência a quem vive próximo à localidade do residencial.

Gostou do conteúdo desse post? Então aproveite e nos siga nas redes sociais para ter acesso a conteúdo novo diretamente no seu feed de notícias! Estamos no Facebook, no Instagram e no Linkedin!

Além disso, adquira nosso guia de segurança pra melhorar mais ainda o a proteção do seu condomínio! É só clicar na imagem abaixo.
 

Posts relacionados

Deixe um comentário