gestão de condomínios gestão de condomínios

5 dicas de como fazer uma boa gestão de condomínios

4 minutos para ler

Uma boa gestão de condomínios vai além de cobrar mensalmente as taxas dos condôminos — afinal de contas, a ação tem resultado direto no conforto, segurança e boa convivência dos moradores.

Assim, gerir um condomínio envolve saber lidar com questões emergenciais, planejar e tomar boas decisões. Pensando nisso, preparamos 5 dicas para que você exerça a função com sucesso. Confira!

1. Faça uma boa administração financeira

A administração do condomínio é de responsabilidade do síndico, que precisa estar atento e prestar contas aos órgãos responsáveis. Independentemente da quantidade de moradores, as questões burocráticas, jurídicas e financeiras estarão sempre presentes ao decorrer da administração.

Desse modo, o fluxo de contas deve ser bem analisado para não haver inadimplências, uma vez que o Brasil vem registrando aumento de dívidas em atrasos.

2. Invista em equipamentos de segurança para auxiliar na gestão

A violência é um fator que levam as pessoas a viverem em apartamentos, devido à sensação de conforto em estar um pouco mais distante das ruas.

E, por mais que a segurança não dependa exclusivamente de equipamentos como câmeras e alarmes, estes itens garantem a tranquilidade dos moradores. Por isso, instale-os e faça suas devidas manutenções, além de optar por aparelhos modernos que ofereçam mais funcionalidades.

3. Tenha uma comunicação eficiente

Com o crescimento da tecnologia a comunicação entre os moradores de um condomínio está cada vez mais fácil — os avisos, antes apenas colados em murais de informações, agora ganharam o auxílio das mensagens instantâneas. Com isso, alguns assuntos mais urgentes podem ser resolvidos na mesma hora (ou seja, um facilitador da gestão de condomínios!).

Uma dica importante, nesse caso, é não deixar de responder os moradores, pois isso fará com que as pessoas tenham mais confiança na administração.

4. Conte com uma assessoria jurídica

Todos os problemas encontrados no condomínio são, consequentemente,  direcionados ao síndico. Muitas vezes, são apenas pendências ou manutenções. Contudo, podem surgir problemas maiores, envolvendo medidas judiciais. Para auxiliar nessas questões, é importante que o administrador esteja amparado de uma assessoria jurídica, que poderá auxiliá-lo perante questões legais.

Essa assessoria, por sua vez, pode evitar prejuízos maiores aos condôminos — afinal de contas, decisões erradas podem culminar em prejuízos.

5. Tenha equilíbrio

Por último, mas não menos importante, é necessário manter o equilíbrio entre a convivência pessoal com os moradores do prédio e a função exercida na gestão do condomínio.

Ser gentil, firme e saber ouvir são requisitos fundamentes para uma boa administração. Gerenciar os interesses de todos os moradores não é tarefa fácil, e, por isso, é importante se organizar bem.

Regras são difíceis de serem aplicadas e seguidas, mas são extremamente necessárias para um bom funcionamento do sistema. Deixe isso claro aos moradores e os façam entender que todo o esforço é em prol do benefício geral.

Apesar da gestão de condomínios parecer difícil, existem hoje muitos meios que podem auxiliar na administração do síndico. Fique atento às novidades e, caso necessário, procure ajuda.

E, caso tenha gostado de nossas dicas, que tal baixar ver outras dicas que temos no nosso blog? Confira nossas dicas de como administrar bem um condomínio!

Confira também nosso e-book sobre os desafios de ser um síndico de condomínio, aposto que você vai adorar! Clique na imagem e baixe gratuitamente.

Principais desafios do síndico de condomínio
E-book – Principais Desafios como Síndico de Condomínio
Posts relacionados

2 thoughts on “5 dicas de como fazer uma boa gestão de condomínios

Deixe um comentário