Manter a boa convivência em um condomínio não é uma tarefa fácil, concorda? São muitas formas de pensar, hábitos e comportamentos diferentes, o que pode gerar uma série de problemas. E claro, além dos moradores, também é preciso saber como lidar com pessoas que trabalham no residencial ou que prestam algum tipo de serviço para o condomínio.
Mas, afinal, como se relacionar bem com todas elas? Não se preocupe, pois, neste post, preparamos dicas especiais para que você saiba como interagir com as diferentes pessoas do condomínio.
Ficou interessado? Acompanhe o conteúdo a seguir sobre como lidar com pessoas e entenda mais sobre o tema!
Funcionários do condomínio
Nem sempre os funcionários do condomínio trabalham bem. Mas, quando isso se torna um padrão, é hora de agir. Veja mais a seguir!
Funcionário desmotivado
O trabalhador desmotivado é aquele que reclama das tarefas que realiza, está sempre se queixando, criticando e se lamentando. Por isso, uma pessoa assim prejudica o humor da equipe e cria problemas para a rotina do condomínio.
Uma alternativa para lidar com essa pessoa é conversar diretamente com o profissional para resolver a questão. Pergunte sobre os problemas que ele está enfrentando e, se preciso, indique uma psicoterapia. Sendo assim, você pode deixar claro que o comportamento da pessoa está prejudicando a rotina, mas ofereça apoio.
Funcionário procrastinador
O colaborador que procrastina é aquele que adia o trabalho, conversa muito com as outras pessoas durante o expediente e deixa tudo para a última hora. Assim, ele pode atrapalhar outros profissionais e, em longo prazo, trazer prejuízos para o desempenho dos serviços.
Uma boa forma de conseguir resultados melhores com esse profissional é dar feedbacks construtivos sobre o comportamento dele. Além disso, estipule prazos para ele finalizar as atividades.
Moradores
Alguns moradores também podem causar problemas para o condomínio. Nesse caso, é possível tomar algumas atitudes:
Morador barulhento
Essa é aquela pessoa que mantém a TV ou o aparelho de som ligado em um volume alto até tarde, por exemplo.
Ela está sempre incomodando os vizinhos com barulho. Então, isso pode gerar atritos e atrapalhar pessoas que estão estudando, tentando dormir ou se concentrando em algum trabalho.
Para lidar com esse morador, é importante ter uma abordagem pacífica. Explique que o som está atrapalhando a vizinhança e deixe claro que o condomínio tem um conjunto de regras de convivência.
Então, avise mais uma vez e, caso o problema não se resolva, aplique uma multa, conforme a convenção do residencial estabelece.
Morador inadimplente
E como lidar com pessoas inadimplentes? Para lidar com o morador inadimplente, é importante se apoiar na convenção de condomínio.
Normalmente, as regras estabelecem um padrão que o síndico deve adotar em caso de pessoas que não pagam a taxa condominial.
Tente resolver a questão de forma pacífica, com diálogo. Mas, dependendo da conduta do morador, acione medidas mais rigorosas, como as multas.
Em último caso, apele para a cobrança judicial.
Morador fofoqueiro
O morador fofoqueiro sempre sabe das últimas notícias do condomínio, estando empenhado em espalhar e exagerar os fatos.
Por isso, ele pode trazer muitos problemas com essa postura invasiva, criando boatos e inimizades.
Uma forma interessante de agir com essa pessoa é não nutrir o mau hábito dela. Ou seja, ignore os comentários da vida alheia e evite tomar partido diante das discussões que ela traz.
Fornecedores enrolados
Lidar com fornecedores pode se tornar um verdadeiro problema quando eles são enrolados nos negócios. As entregas podem atrasar, o material pode não ser de qualidade e, com isso, os mais prejudicados são os moradores.
Então, para lidar com esse tipo de pessoa, é fundamental fazer cobranças e estabelecer prazos, para evitar problemas.
Lidar com os profissionais, moradores e fornecedores do condomínio é um verdadeiro desafio.
Mas, tendo os cuidados adequados e dialogando bem com eles, é possível manter uma convivência saudável no residencial.
Por isso, lembre-se de buscar amparo nas normas do prédio e consultar os moradores nas assembleias para a tomada de decisões.
E então? Gostou de aprender como lidar com pessoas no condomínio?
Confira também o artigo com as 5 melhores práticas em gestão de pessoas!
Um comentário em “Aprenda como lidar com pessoas no condomínio e tenha boas relações”