como prevenir incêndios como prevenir incêndios

Confira 5 dicas de como prevenir incêndios

4 minutos para ler

Mais importante que estar pronto para auxiliar no combate é saber como prevenir incêndios. As dimensões e os danos de um sinistro com fogo podem ser impossíveis de medir, além das perdas que pode ocasionar.

Existem cuidados simples e que podem ser incorporados na rotina de qualquer pessoa a fim de evitar a ocorrência de grandes acidentes. No entanto, é preciso conhecê-los e orientar as pessoas que vivem ou trabalham no local.

Continue a leitura e confira 5 dicas de como prevenir incêndios.

1. Desligue os aparelhos eletrônicos

A instabilidade da rede elétrica em algumas regiões pode fazer surgir sobrecargas no sistema atingindo as instalações internas. Do mesmo modo, descargas elétricas resultantes de condições climáticas intensas também podem provocar danos que resultem em incêndios.

Por essa razão, aparelhos eletrônicos que não estejam em uso devem ser desligados, evitando suscetibilidades desnecessárias. No caso de tempestades com descargas elétricas, retire da tomada os aparelhos elétricos que puder. Considere, ainda, os cuidados nos períodos de férias, por exemplo.

2. Verifique periodicamente o sistema elétrico

Uma atenção que deve ser permanente em qualquer local é periodicamente verificar as condições das instalações e das manutenções elétricas. Nesse sentido, a primeira medida deve ser sempre chamar um eletricista para fazer uma varredura geral em toda o sistema instalado.

Dessa forma, é possível avaliar as fragilidades que porventura existam e, ao mesmo tempo, planejar as correções necessárias. Posteriormente, é possível adotar uma rotina de verificação do quadro elétrico, das instalações internas, do uso de extensões e adaptadores, assim como da intermitência de algum disjuntor.

3. Evite sobrecargas com adaptadores do tipo benjamim

Os adaptadores T ou benjamim costumeiramente utilizados para ligar mais de um aparelho na mesma tomada representam uma situação de risco quando mal-empregados. Nesse sentido, não se deve colocar no mesmo adaptador um aparelho que requeira uma quantidade grande de energia.

O risco de fazer passar pelo mesmo ponto uma demanda muitas vezes maior pode resultar em aquecimento e incêndio. Por essa razão, seu uso deve ser restrito a aparelhos de baixo consumo e limitado às 3 saídas disponíveis, evitando-se a todo custo um adaptador sobre outro.

4. Não utilize cabos de extensão para aparelhos de ar condicionado

Aparelhos de ar condicionado exigem grande quantidade de energia quando operam. Fazer uso de extensão no circuito de abastecimento desses aparelhos é um convite ao aquecimento e ao risco de incêndio.

Por essa razão, a instalação de equipamento de refrigeração de ar deve ser uma operação planejada, que leve em consideração, cuidados como providenciar uma tomada exclusiva e próxima ao aparelho. Ao mesmo tempo, não se deve utilizar nenhum outro aparelho elétrico ou eletrônico ligado na mesma tomada que o de ar-condicionado.

5. Não armazene líquidos inflamáveis perto de fontes de calor

Líquidos inflamáveis como álcool e qualquer derivado de petróleo não podem ser armazenados próximos a fontes de calor. Assim, esses produtos devem estar guardados em locais onde não sejam operados fogões, fornos, motores ou geradores, entre outros.

A falta desse cuidado tem sido responsável pela ocorrência de inúmeros incêndios. Pessoas de limpeza e manutenção devem ser orientadas e cobradas quanto à atenção no manejo desses produtos e sua adequada forma de armazenamento.

Além de todos os cuidados preventivos apontados nessas dicas, é muito importante ter meios de providenciar ações imediatas se por acaso acontecer um início de incêndio. Para isso, a melhor solução é a utilização de um sistema de alarme de incêndio, capaz de avisar a todos de uma só vez e permitir a mobilização para as medidas de controle.

Com essas 5 dicas sobre como prevenir incêndios você está preparado para as iniciativas de prevenção e de orientação àqueles com quem convive.

Aproveite e conheça agora 4 tipos de alarme para residência.

Posts relacionados

Deixe um comentário