tipos de alarme tipos de alarme

Conheça 4 tipos de alarme para residência

6 minutos para ler

A segurança residencial envolve a proteção da família e dos bens na residência. É um investimento essencial para dar mais tranquilidade a todos e, para isso, o mercado oferece vários tipos de alarme.

São diversos sistemas baseados, principalmente, na detecção de invasão de perímetro ou do prédio propriamente. Há sensores, por exemplo, que podem sinalizar a existência de qualquer movimento em um cômodo da casa. Eles funcionam por emissão de infravermelhos ou micro-ondas.

Eles, em sua maioria, são usados em conjunto para ampliar a área e a capacidade de proteção. Quer conhecer 4 tipos de alarme para residência que você pode instalar para a sua segurança e a de sua família? Continue a leitura!

Quais os principais tipos de alarme?

Existem várias modalidades de alarmes, algumas mais úteis em ambientes internos, outras mais adequadas para áreas externas, como: pátios, jardins ou garagens, por exemplo.

Eles podem funcionar com infravermelhos e emissão de micro-ondas e são ajustáveis para famílias que têm animais de estimação e precisam de equipamentos de segurança adaptados a essa realidade. Veja, agora, os 4 principais tipos de alarme!

1. De movimento

Os principais alarmes acionados a partir de sensores de movimento detectam qualquer deslocamento, baseando-se no calor emitido pelos corpos. São especialmente indicados para serem utilizados no interior dos cômodos da casa.

Esses alarmes funcionam a partir de variações no infravermelho ocorridas no local onde estão instalados. Podem ter transmissão própria dessa faixa de luz ou apenas ler as mudanças provocadas no ambiente pelo deslocamento de corpos que emanam calor.

Os sensores de movimento podem ser de 4 tipos diferentes:

  • ativo: funciona emitindo feixes de infravermelho e detecta interrupções nesses feixes;
  • passivo: não emite essa faixa de luz, mas detecta variações locais do infravermelho corporal;
  • passivo pet: permite a regulagem para ser acionado a partir de determinado valor de massa corporal, com vistas a evitar disparos pela passagem de pequenos animais domésticos;
  • micro-ondas: utiliza um emissor de micro-ondas, um receptor e um circuito que analisa as variações nas ondas emitidas.

2. Magnéticos

Os alarmes acionados com sinais originados de sensores magnéticos têm seu funcionamento baseado na interrupção de um circuito fechado entre dois pontos físicos. Esses pontos funcionam como um ímã e mantêm-se em contato.

Se houver a separação dos dois, o sistema de alarme é acionado. Desse modo, são muito adequados para serem instalados em locais de passagem fechados, disparando um sinal quando são separados pela abertura de portas ou janelas.

O mercado disponibiliza 3 tipos desses sensores:

  • aparente: adequado para portas e janelas de vidro;
  • de embutir: recomendado para portas e janelas de madeira;
  • metálico: indicado para grandes portões.

3. De quebra vidro

Como o próprio nome já indica, os alarmes que operam a partir de sensores de quebra de vidro são acionados quando a estrutura de uma porta ou janela desse material é quebrada. Além de residências, são muito utilizados no segmento comercial para a proteção de vitrines de lojas.

Sua instalação é recomendável, mesmo que já estejam instalados sensores magnéticos. Desse modo, fica garantida a proteção para passagens forçadas, não pela abertura da porta ou janela, mas pela quebra do vidro.

4. De incêndio

Os alarmes utilizados para a proteção do patrimônio residencial e pela segurança dos moradores contra incêndios detectam a existência de fumaça no ambiente. Funcionam à base de raios infravermelhos sensíveis à perturbação do feixe dessa luz interrompido pela presença de fumaça.

Ainda para a proteção contra incêndio, existem detectores de variação da temperatura do ambiente. Esses, por sua vez, acionam o alarme quando as variações alcançam determinado valor compatível com a presença de combustão no local.

Quais os 5 sensores usados em alarmes residenciais?

Os alarmes residenciais funcionam com a participação efetiva de sensores. Essas ferramentas englobam várias modalidades, como: calor, som, luz, movimento, entre outras. É por meio desses equipamentos que a central de segurança saberá que existe algo suspeito naquele ambiente.

No entanto, cabe aos proprietários, juntamente à central de segurança, definir quais desses sensores são mais estratégicos para cada de tipo de residência. Muitos deles são usados em conjunto para garantir uma maior abrangência da proteção. Veja agora alguns desses sensores!

1. Infravermelho

Esse tipo de equipamento monitora e identifica a presença ou a alteração de calor na residência. Quando detecta alterações fora do comum, o dispositivo envia um sinal para a central, que tem como função investigar essas alterações.

Como já citamos no primeiro tópico deste artigo, os infravermelhos podem ser ativos ou passivos, administrar a presença de animais de estimação por meio do cálculo da massa corporal e evitar que o alarme seja disparado nessas circunstâncias.

2. Acústico

O sensor acústico opera com ondas imperceptíveis aos ouvidos humanos. Se o eco delas sofre alterações que fogem da normalidade, o alarme é acionado e a central é avisada imediatamente.

3. Perimetral

O sensor perimetral é mais recomendado para áreas externas ou abertas, pois cria uma barreira de feixes de luz, que, quando ultrapassada ou infringida, dispara um alarme que é comunicado à central de segurança. Geralmente, os invasores não veem que invadiram uma área protegida por esse tipo de dispositivo, o que ajuda a equipe de segurança a agir com mais rapidez para evitar prejuízos.

4. Teto

Os sensores de teto também funcionam com infravermelhos, no entanto, na cobertura de 360 graus, o que aumenta amplitude da área protegida. É um componente auxiliar para melhorar e estender a proteção de ambiente internos.

Qual a finalidade do teclado digital?

Outro componente importante em muitos alarmes é o teclado digital. Por meio dele, é possível digitar uma senha específica de acesso ao local. Portanto, se um indivíduo digita a senha errada por determinado número de tentativas, a central é comunicada de imediato e verifica o motivo da imprecisão.

O teclado digital, portanto, é como a senha de um cofre. O proprietário define a senha de acesso, e se alguém tentar invadir o local usando a senha incorreta, a empresa de segurança saberá no exato momento.

Leve em conta, no entanto, que mais importantes são as medidas conduzidas após o acionamento do alarme. Os diversos tipos de alarme devem sinalizar para uma central de segurança que, imediatamente, efetivará as ações necessárias. É a empresa de segurança que auxiliará os proprietários na escolha do equipamento mais apropriado e na elaboração do plano de seguridade mais eficiente.

Para isso, considere a assessoria da Alfa Soluções em Segurança, uma empresa extremamente confiável e experiente com mais de 30 anos no mercado. Entre em contato conosco e tenha tudo de que você precisa para garantir a proteção necessária para a sua residência e a sua família.

Posts relacionados

Deixe um comentário