síndico de condomínio síndico de condomínio

Conheça os principais desafios de ser síndico de condomínio

4 minutos para ler

São muitos os desafios que um síndico de condomínio precisa enfrentar em seu dia a dia. Afinal, essa é uma função que necessita lidar com os mais variados tipos de pessoas e solicitações, estabelecendo muitas relações. Por isso, é muito importante estar sempre atualizado para se aprimorar na gestão e conseguir resultados mais satisfatórios para todos.

Neste post, vamos listar os principais desafios de ser síndico de condomínio e dar dicas de como eles podem ser enfrentados. Continue com a gente!

Resolver conflitos entre condôminos

Uma das coisas mais complicadas no exercício da função de síndico é resolver os conflitos entre condôminos. Isso é um grande desafio, pois as pessoas têm pensamentos, emoções e desejos diferentes, o que acaba gerando conflitos de ideais, comportamentos e interesses. O papel do síndico, neste contexto, é apaziguar a situação e buscar soluções que favoreçam a maioria.

Para isso, a sugestão é que você procure manter a paciência e o diálogo. Não adianta entrar em discussões sem fim e impor algo sem conversar primeiro, ouvindo todas as partes. Lembre-se que é sua responsabilidade criar e zelar por um ambiente harmonioso e saudável para todos.

Solucionar problemas com prestadores de serviços e fornecedores

Outro desafio do síndico de condomínio é resolver problemas com prestadores de serviços e fornecedores. Isso geralmente acontece porque há empresas que demoram em atender à solicitação, o que também contribui para que os moradores fiquem impacientes e você tenha mais problemas a gerenciar.

Para evitar estes aborrecimentos, antes de contratar um serviço ou fechar com um fornecedor, faça uma pesquisa sobre a reputação da empresa: veja o histórico de atendimento, analise se há muitas reclamações e peça recomendações. Assim, você terá mais respaldo de que o fornecedor contratado cumprirá sua função, sem trazer mais dores de cabeça.

Administrar o tempo

Muito provavelmente, você já sentiu que as 24 horas do seu dia foram insuficientes para resolver todas as questões do condomínio, certo? 10 em cada 10 síndicos, em algum momento, passam pela mesma coisa. Mas saiba que é possível — e preciso — mudar essa história!

O principal segredo é não deixar as coisas para a última hora, pois imprevistos acontecem e isso pode gerar conflitos com os moradores. Para tanto, tenha sempre um caderno de anotações com agenda e registre tudo o que precisa ser feito. Para os mais tecnológicos, vale apostar nos aplicativos de celular que ajudam a administrar o tempo por meio de lembretes.

Fazer a manutenção em obras

Assim como é complicado administrar o tempo, dar manutenção em obras é realmente trabalhoso. Você receberá muitas notificações e terá que atender a todas no menor tempo possível.

Para lidar com esse desafio, procure demonstrar interesse em resolver o problema de cada solicitação que receber. Ademais, seja claro quanto ao tempo de duração da manutenção, pois assim a pessoa terá consciência de que precisa esperar para que aconteça a resolução da sua demanda.

Proporcionar mais segurança aos moradores

Por fim, questão da segurança é outro grande desafio enfrentado pelo síndico de condomínio. Com o aumento da violência nas cidades, é natural que os moradores se sintam inseguros e queiram receber mais proteção. Desse modo, é importante que você também demonstre preocupação com esse quesito e invista em segurança digital para que o seu ambiente domiciliar esteja totalmente protegido.

De fato, não são poucos os desafios de ser síndico de condomínio. São muitas demandas, acompanhamentos a serem feitos, conflitos a serem gerenciados, interesses a serem avaliados e, claro, tudo isso dentro de uma gestão de tempo eficiente. Porém, como apresentamos aqui, é possível contornar todos esses dilemas e sair vitorioso dessa batalha, basta com um pouco de organização e as palavras mágicas “paciência” e “diálogo” para que tudo se resolva dentro do previsto.

E aí? Gostou do nosso texto? Agora que você já sabe como superar os desafios, saiba como definir a remuneração do síndico e fique bem informado.

E pra te ajudar, separamos um e-book pra você saber mais ainda sobre a função!

Posts relacionados

Deixe um comentário