dicas de segurança dicas de segurança

Conheça 5 dicas de segurança para prédios e condomínios

4 minutos para ler

Por serem mais seguros, os prédios residenciais têm sido uma opção para muitas famílias que querem fugir da violência que toma conta das cidades. Quem é síndico sabe o quanto é desafiador resguardar os condôminos. Portanto, nunca é demais aprender algumas dicas de segurança, não é mesmo?

Este artigo possui 5 dicas valiosas para a segurança em condomínios. Sendo assim, continue acompanhando este post feito especialmente para você que se preocupa com a proteção dos moradores e com a segurança do prédio como um todo. Boa leitura!

1. Capacite os funcionários

Ter uma equipe que conheça perfeitamente as normas de segurança do condomínio é fundamental para garantir a proteção dos moradores. Para isso, ofereça treinamentos para todos os profissionais, incluindo os vigias, zeladores, faxineiros e porteiros.

Quando os colaboradores estão bem informados, eles podem ser mais cooperativos e agir com mais efetividade, além de terem um maior preparo para ajudar na prevenção de problemas. Desse modo, invista em capacitações para deixá-los a par de todas as medidas de segurança do residencial.

2. Tenha protocolos de procedimentos emergenciais

O foco das medidas de segurança é a prevenção, mas é preciso ter preparo em casos de urgência, como assaltos ou roubos de veículos. Por isso, convoque a equipe e crie planos para essas eventuais situações.

Tenha também protocolos bem definidos acerca dos procedimentos a serem adotados caso aconteça qualquer crime. Deixe-os registrados e acessíveis a todos os funcionários. Assim, será mais fácil tomar as providências adequadas para lidar com ocorrências no condomínio.

3. Faça um controle da entrada de pessoas

O controle da entrada de pessoas é uma medida básica para garantir a segurança do condomínio. É importante coletar dados do visitante e verificar com o morador se ele autoriza a entrada.

Em caso de festas, criar listas de convidados facilita bastante a inspeção. Já para os entregadores de encomendas, é preferível que o porteiro faça uma ligação para que o condômino desça e pegue o produto.

4. Mantenha os cadastros de moradores atualizados

O condomínio precisa manter os dados dos residentes atualizados. Dessa forma, procure saber a composição familiar em cada apartamento e ter o nome e o telefone de todos os membros da casa.

Além disso, é necessário que os moradores comuniquem aos síndicos quando vão viajar ou se ausentar por longos períodos. Com essas medidas, é mais fácil evitar imprevistos, roubos, bem como notificar os donos do apartamento a respeito de algum problema.

5. Invista em segurança eletrônica

A segurança eletrônica permite um monitoramento contínuo dos ambientes do condomínio, o que traz mais proteção aos moradores, pois facilita a notificação de qualquer problema para que as devidas providências sejam tomadas.

Há empresas especializadas na instalação e manutenção de equipamentos de monitoramento eletrônico que oferecem ótimos serviços para residenciais. Algumas já inovam com a integração da tecnologia da nuvem ao monitoramento via câmera, tornando a segurança nos apartamentos ainda mais eficiente. 

Manter o condomínio seguro é fundamental para a qualidade de vida dos moradores. Para isso, é importante aplicar as estratégias certas e contar com a cooperação dos próprios residentes. Com todas as dicas de segurança apresentadas neste post, certamente os condôminos ficarão bem protegidos.

Adquira nosso guia de Segura para Condomínios clicando na imagem abaixo! 

Gostou do artigo? Quer saber como a Alfa Segurança pode ajudar você? Então entre em contato conosco e curta nossas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram e Linkedin!

Posts relacionados

Deixe um comentário