dirigir com segurança dirigir com segurança

Confira 3 dicas para dirigir com segurança

4 minutos para ler

Com os perigos cada vez mais comuns no trânsito das grandes (e nem tão grandes) cidades, hoje em dia, o conceito de dirigir com segurança vai muito além de ser um motorista responsável e prudente, que guia o carro focando a proteção dos ocupantes e também dos outros veículos e pedestres.

Claramente, evitar acidentes deve ser o objetivo de todos que dirigem, mas há outros perigos que corremos dentro dos carros, como assaltos, sequestros etc. Por isso, continue a leitura deste texto para conferir dicas de como se proteger de todos esses males!

As formas de dirigir com segurança

De acordo com o Ministério de Infraestrutura, mais de 50% dos acidentes de trânsito são causados por negligência ou imprudência dos motoristas — o chamado fator humano. Entre esses acontecimentos, cerca de 30% se devem ao desrespeito às leis de trânsito, e os outros 20% estão relacionados à falta de atenção.

Um dado recente e assustador está relacionado ao uso do celular ao volante: essa já é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil! Por todos esses motivos, a dica primordial para dirigir com segurança é “mantenha-se atento à direção durante todo o seu trajeto”.

Outras atitudes que podem fazer a diferença na sua proteção e tranquilidade são:

  • fazer manutenções e revisões de acordo com o recomendado, preservando o desempenho e a segurança dos componentes do veículo;
  • ter um seguro, já que, por mais que sejamos precavidos e atenciosos, acidentes acontecem — até mesmo porque não podemos controlar os outros motoristas. Por isso, ter um seguro automotivo vai ajudar você nos momentos em que um acidente ou imprevisto acontecer, resolvendo tudo com mais rapidez e economia.

Os cuidados para evitar atos de violência

Agora que já falamos como um bom motorista deve agir para proteger a sua vida e a de todos que estão no trânsito com ele, não podemos deixar de compartilhar algumas dicas de como se manter seguro contra a violência.

1. Não deixe o vidro aberto com o carro parado

Muitos assaltantes se aproveitam de um instante de distração do motorista para abordá-lo. Por isso, mantenha as janelas fechadas quando parar o carro, seja para esperar alguém no portão de casa, seja, até mesmo, durante a parada no semáforo, mesmo em lugares movimentados. Assim, o meliante vai perceber a dificuldade que terá para quebrar o vidro ou forçar a porta — o que, certamente, não vai valer o risco para ele.

2. Verifique a rota antes de ir ao local

É comum vermos, em noticiários, motoristas que foram parar em locais perigosos e acabaram perdendo a própria vida por terem sido guiados até lá por meio de aplicativos.

Se você não conhece a cidade onde está, evite apenas clicar em “ir agora”, sem conferir o trajeto que vai fazer. Perca mais dois minutos conferindo todo o caminho e, na dúvida, não entre onde é solicitado. Vire e espere o recalculamento da rota.

3. Compartilhe o seu trajeto

Os aplicativos podem, sim, guiar-nos para lugares suspeitos, mas também são nossos grandes aliados no quesito segurança no trânsito. Você sabia que o Uber e o Waze, por exemplo, têm a função de compartilhar rota? Você pode avisar, aos seus amigos ou familiares, que vai começar uma corrida e compartilhar a sua rota em tempo real — assim, se o carro seguir para uma direção suspeita, quem o acompanha já poderá tomar providências.

Apesar de o trânsito ser feito por milhares de pessoas, cabe a cada um de nós dirigir com segurança, a fim de proteger a nossa integridade e a de todos que compartilham as ruas com a gente.

Gostou das nossas dicas? Então, certamente, mais pessoas vão curtir! Compartilhe este texto em suas redes sociais e espalhe segurança!

Posts relacionados

Deixe um comentário