fraude com cartão de crédito fraude com cartão de crédito

Fraude com cartão de crédito: saiba quais são as principais

4 minutos para ler

As operações feitas eletronicamente e o uso de meios alternativos ao dinheiro se tornaram fundamentais na vida das pessoas. Principalmente os cartões, que são amplamente utilizados nos dias de hoje. Se você também utiliza os meios digitais para transações financeiras, precisa se proteger para não se tornar vítima de uma fraude com cartão de crédito.

Existem muitos meios de proteção e procedimentos que são utilizados para evitar a ação de bandidos. Mas o repertório de artimanhas e a sofisticação das práticas têm aumentado muito. Nesse conteúdo explicaremos melhor o que são as fraudes e como você pode se proteger. Continue a leitura!

O que são fraudes com cartão de crédito?

As fraudes com cartão de crédito são enquadradas como estelionato ou furto e consistem na utilização dos dados do cartão e informações pessoais de alguém para a compra de bens e serviços sem que a pessoa tenha conhecimento. Muitas dessas informações são obtidas por meio de um ciberataque.

Os criminosos criam estratégias intricadas para obter os dados necessários para realizarem compras virtuais ou presenciais e as vítimas só tomam conhecimento do ocorrido com a chegada da fatura. Em muitos casos, quando os valores são parcelados, pode levar meses até que a fraude seja descoberta.

Quais os principais tipos de fraude?

A variedade de estratégias utilizadas para ludibriar as pessoas é inumerável, mas algumas acontecem com maior consistência. A seguir ilustraremos as mais comuns para que você esteja atento e consiga evitar um prejuízo maior. Embora os bancos tenham que devolver o seu dinheiro, se você não perceber imediatamente o processo pode se complicar.

Centrais falsas

Nesse tipo de golpe os criminosos costumam utilizar algum dado que eles tenham obtido em redes sociais ou de algum outro modo ilícito para simularem o contato de uma empresa com motivos legítimos. Eles então passam a fazer perguntas para conseguirem mais informações que possibilitem a prática do delito na sequência.

Dupla operação ou valor superior

Outra prática comum é aquela em que os golpistas distraem a vítima ou simulam algum erro, para cobrar o mesmo valor mais de uma vez ou aumentado. Isso acontece tanto em sites suspeitos como em máquinas móveis, principalmente em eventos movimentados.

Troca do cartão

Outra variedade de golpe que se popularizou é aquele em que um suposto vendedor se aproveita do momento em que realiza uma venda legítima para observar a senha digitada e devolver um cartão diferente para o cliente, ficando assim com o cartão e a senha para fazer transações.

Como evitar

Para evitar esse tipo de crime é importante que você esteja sempre atento quando um terceiro estiver de posse do seu cartão de crédito, observando todos os movimentos dele. Jamais forneça nenhum tipo de informação de segurança por contatos telefônicos, principalmente quando esse contato não tiver partido de você.

Também é essencial que você tenha senha ou desenho de desbloqueio no seu telefone celular. Por fim é importante trocar periodicamente a senha do seu e-mail e redes sociais, já que é lá que os criminosos obtêm muitas das suas informações.

Seguindo essas orientações e se mantendo atento você conseguirá evitar problemas e protegerá suas informações. Se você gostou desse conteúdo compartilhe-o com seus amigos e familiares em suas redes sociais para que eles também estejam protegidos de uma fraude com cartão de crédito.

Posts relacionados

Deixe um comentário