Manutenção Preventiva de Condomínios Manutenção Preventiva de Condomínios

Entenda a importância da manutenção preventiva do condomínio!

4 minutos para ler

É de extrema importância que síndicos se preocupem com a manutenção preventiva do condomínio, uma vez que é necessário manter o prédio em dia para evitar problemas e grandes prejuízos em caso de emergências.

Neste post vamos ensinar o que deve ser considerado na manutenção preventiva do condomínio, com foco nos procedimentos e nas medidas de emergências em prédios. Além disso, vamos retratar como a manutenção auxilia na eficácia dessas medidas. Acompanhe!

O que é o plano de emergência preventiva em um condomínio

O plano de emergência em condomínios envolve alguns procedimentos e medidas em caso de incidentes. Trata-se de um documento formal para listar procedimentos a serem cumpridos, o que orientará as pessoas quando uma situação de risco acontecer.

É por meio do plano de emergência que o síndico poderá tomar as devidas atitudes para conter situações que coloquem em risco a vida humana ou prejudique o bem-estar dos moradores e funcionários do condomínio.

Todos os condomínios têm que ter um plano de segurança contra incêndio, caso contrário, no momento de desespero é difícil encontrar boas maneiras para lidar com a situação.

Para a construção desse documento pode ser necessária a presença de um especialista, como um profissional do corpo de bombeiros para orientar o que deve ser considerado. Isso deve ser feito em assembleia para que todos os moradores estejam cientes. Depois, é importante divulgar as informações para alertar ainda mais os condôminos sobre o assunto.

O que deve ser considerado no plano de emergência

Veja abaixo alguns materiais que devem ser considerados no plano de emergência e como a manutenção auxilia a evitar problemas.

Elevadores

Os elevadores trazem muito conforto para as nossas vidas, mas quando não é feita a manutenção correta, isso pode ser muito perigoso para os usuários. Há inúmeros registros de casos de pessoas afetadas por causa do mal funcionamento desse meio de transporte.

Assim, é importante que a manutenção de elevadores seja feita com frequência pela empresa especializada responsável. Com isso, o número de incidentes será menor e o uso do elevador será mais seguro.

Porta corta-fogo

A porta corta-fogo é essencial para a segurança de prédios, pois com ela a fumaça e o fogo são impedidos de entrar nas escadas no momento em que há algum tipo de incêndio no local.

Fazer a manutenção nas portas corta-fogo é fundamental para que molas nas dobradiças possam fechar e abrir com facilidade.

Extintores de incêndio

Os extintores de incêndio são muito úteis e devem ser contidos no plano de emergência. Contudo, sem o constante trabalho de manutenção, os objetos não serão eficazes.

É preciso também ficar atento à data de validade dos extintores.

Gerador de energia

Os geradores de energia são muito preciosos para suprir a falta de energia no condomínio, e também necessitam de manutenção preventiva. A limpeza de filtros é obrigatória para o bom funcionamento dos equipamentos, o que reduz custos e evita incidentes.

Vimos aqui a importância da manutenção preventiva do condomínio para evitar problemas e grandes prejuízos em caso de emergências. É válido frisar a necessidade de manter um controle sobre as manutenções, para que elas sejam feitas periodicamente  de forma a garantir a segurança do prédio e de seus moradores.

Gostou das nossas dicas? Então confira este post e saiba mais sobre a importância da manutenção de condomínio!

E pra te ajudar, separamos um conteúdo incrível pra você saber como melhorar a segurança do seu condomínio. Clique e baixe gratuitamente.
Segurança para Condomínios
Posts relacionados

Um comentário em “Entenda a importância da manutenção preventiva do condomínio!

Deixe um comentário