A segurança patrimonial é feita em diversos níveis e de várias maneiras. Existe a possibilidade de utilizar inúmeras tecnologias de proteção em conjunto ou isoladamente. Uma das ferramentas de proteção territorial mais conhecida é a instalação de cerca elétrica.
É um equipamento relativamente fácil de instalar e muito eficiente no seu propósito de inibir invasores. No entanto, é preciso contar com mão de obra especializada para que funcione com a sua máxima capacidade. Quer saber tudo sobre a instalação de uma cerca elétrica e quais cuidados tomar ao fazer isso? Leia este post!
O que é a cerca elétrica?
A cerca elétrica é parecida com a modalidade convencional, porém, nesse caso, uma corrente elétrica passa pelos fios. Qualquer invasor que tentar ultrapassá-la sente uma descarga elétrica que causa incômodos físicos. Ela é usada de forma isolada ou complementando outros equipamentos, como alarmes e câmeras de segurança.
Existem dois tipos disponíveis no mercado: as monitoradas e as não monitoradas. As primeiras são conectadas a um sistema de segurança mais amplo, em que existe uma central de monitoramento. As segundas são independentes de qualquer vigilância.
Como fazer a instalação de cerca elétrica?
A instalação de uma cerca elétrica deve ser feita por uma empresa especializada para que não haja erros e o proprietário fique com a falsa sensação de segurança, enquanto o equipamento apresenta falhas. Conheça das etapas da instalação:
- análise do perímetro: estude detalhadamente o território onde a cerca será colocada, o ideal é que tenha no mínimo 2 metros de altura;
- fixação das hastes: para que a fiação possa ser levada até a central de choque, é preciso que as hastes sejam fixadas de forma correta;
- sirenes de alarme: caso a cerca seja monitorada, os fios devem ser ligados às sirenes de alarme;
- aterramento: a barra de aterramento precisa ser fixada ao solo;
- instalação final: uma bateria é conectada à central de choque.
Quais cuidados tomar ao fazer a instalação?
Por se tratar de um equipamento que pode trazer riscos à segurança das pessoas que o manuseiam, é necessário que alguns cuidados sejam tomados na instalação e, inclusive, na manutenção. Veja alguns deles!
Verifique a existência de vegetação próxima
Se a vegetação estiver muito próxima à cerca, a possibilidade de interferência na carga emitida pela central de choque é grande. Por isso, é importante manter a distância recomendada para que o equipamento funcione plenamente.
Confira o eletrificador certificado pelo Inmetro
É fundamental que o eletrificador tenha a certificação do Inmetro. Assim, o proprietário fica seguro de que aquele equipamento passou por todos os testes de segurança necessários e está apto ao uso.
Coloque uma placa de aviso
A cerca deve conter uma placa de aviso demonstrando a sua eletricidade. Essa advertência é importante por dois motivos. Primeiro, porque serve como inibidor natural de invasores mais temerosos. Segundo, para que ao fazer manutenções futuras, o profissional não seja surpreendido por uma descarga elétrica.
É importante ressaltar que a instalação de cerca elétrica deve ser feita por uma empresa especializada como a Alfa Segurança, que conta com ampla experiência e credibilidade no mercado. Assim, o equipamento não fica subaproveitado e é utilizado da maneira mais eficiente possível.
Quer saber mais detalhes sobre a Alfa Segurança? Conheça nossos serviços e saiba mais sobre nosso modo de trabalho!