interone digital interone digital

10 vantagens do interfone digital para o seu condomínio!

10 minutos para ler

A tecnologia tem beneficiado o dia a dia dos condomínios com diversas novidades — e uma delas é o interfone sem fio. Com ele, podemos estabelecer a comunicação entre o porteiro e os condôminos com muita comodidade, além de controlar a entrada de pessoas nas residências.

Trata-se de um sistema que proporciona interação a longa distância, então, há várias vantagens do interfone para condomínio, como a promoção de segurança e praticidade para os moradores. Quer saber mais sobre essa ferramenta? Confira, neste artigo, mais informações sobre o recurso e os benefícios de implementar o interfone digital!

Quais são as opções de interfone disponíveis no mercado e como elas funcionam?

Há 3 principais opções de interfone disponíveis no mercado. Uma delas é o interfone analógico, que é estruturado por um conjunto de placas e botões. Há um interfone instalado na parte externa do edifício e um telefone localizado na parte interna, no apartamento. Por meio desses dispositivos, o visitante ou o porteiro podem se comunicar com o morador, que libera o acesso com um botão ao lado do interfone.

O interfone digital já é um sistema sem fio que pode se comunicar com alarmes e controles de acesso. A central de interfonia armazena o número de celular dos moradores, assim, as chamadas podem ser transferidas para o smartphone ou tablet. Ou seja, os condôminos podem liberar ou negar acesso por meio de dispositivos móveis.

Uma alternativa de sistema de interfone é o PABX, que é uma central telefônica que permite fazer e receber ligações. Normalmente, é mais utilizado por empresas, mas pode se aplicar também em residenciais.

 Quais são as vantagens do interfone digital para o condomínio?

Cada vez mais condomínios optam pelo interfone digital, o que se deve as vantagens que o dispositivo oferece para a administração das residências e para os próprios moradores. Acompanhe os melhores motivos para adotar essa solução.

1. Aumenta a segurança do condomínio e dos condôminos

Uma das principais vantagens do interfone digital para o seu condomínio é que ele traz mais segurança para o local. Em decorrência do constante aumento da violência do Brasil, é imprescindível buscar mecanismo que protejam a nossa família e patrimônio.

Diante disso, para ampliar a segurança no condomínio, o interfone digital tem senhas que podem ser configuradas e alteradas pelos moradores quando houver necessidade. Isso torna o acesso ao prédio mais seguro, pois apenas quem sabe o código poderá entrar na propriedade. Isso dificulta a ação dos criminosos, que muitas vezes tentam estourar as fechaduras convencionais.

Com ele, você atende ao interfone direto do seu smartphone, de onde estiver, inclusive liberando o acesso para pessoas da sua família ou amigos aguardem a sua chegada dentro do condomínio, deixando de ficar expostas aos perigos da rua, como assaltos.

Nesse sentido, por receber a chamada em seu próprio telefone celular, você tem maior controle de quem entra e sai do condomínio. Isso significa que o condomínio fica mais seguro, tendo o acesso extremamente controlado e restrito.

2. Reduz os custos

Além de mais segurança, o interfone digital também é vantajoso porque tem o menor custo — isso porque os modelos analógicos geralmente necessitam de manutenções com mais frequência. Contudo, vale a pena frisar que é importante contar com o serviço de uma empresa especializada, que oferece custos reduzidos e soluções de qualidade.

Para instalar um modelo antigo, é necessário investir em uma pilha de equipamentos, quilômetros de fios e eletrodutos, mais os custos da mão de obra. Se você colocar todas essas despesas na ponta do lápis, o valor final acaba ficando alto, o que obriga o síndico a aumentar a taxa condominial dos moradores. No sistema digital, todos esses gastos são substituídos por um painel de rua e uma central de interfone celular, que saem mais em conta.

Também podemos citar outras vantagens do interfone digital para reduzir as despesas, uma vez que as manutenções ocorrem com menos frequência do que em aparelhos analógicos, o que também vai evitar gastos com a contratação de profissionais para reparos.

3. Melhora a comunicação com síndico e portaria

Outro benefício do interfone digital é poder contar com uma melhor comunicação com o síndico e a portaria. Muitas vezes, os condôminos têm dificuldades para entrar em contato e realizar algum pedido na portaria ou pedir alguma orientação ao síndico. Isso faz com que os moradores fiquem impacientes e insatisfeitos com o condomínio.

Por isso, ressaltamos como é fundamental adquirir o interfone digital para facilitar o trabalho do porteiro e trazer mais comodidade para a vida dos moradores.

4. Permite interação com outros sistemas

Outra vantagem do interfone digital para condomínios é poder contar com recursos que permitem a interação com outros sistemas. Por exemplo, é possível usar o interfone juntamente à instalação de um monitor LCD para que um condômino possa ver as imagens ao vivo da câmera que identifica a pessoa que está se comunicando com ele no outro apartamento.

Além do interfone digital, também existem, no mercado, outros modelos de interfone, como o analógico e o Porteiro GSM — sendo que esse possibilita a comunicação entre um interfone e um aparelho celular sem o uso de fios.

5. Traz comodidade

O morador pode atender às ligações de onde estiver, seja no trabalho, seja perto de casa, seja onde ele desejar. Se o condômino estiver aguardando uma visita e precisar ir ao supermercado ou à farmácia, ele pode liberar o acesso enquanto está fora, para que a pessoa esperada aguarde com mais conforto dentro de casa, por exemplo. Além disso, caso apareça uma visita indesejada, o morador não precisa nem se levantar da cama para dispensá-la.

6. Tem manutenção e implementação simples

A manutenção de um interfone digital é muito mais simples que a de um interfone analógico. Ela é mais fácil de ser gerenciada e envolve menos custos. A implementação de um interfone digital também é muito mais barata, pois só exige a presença de uma tomada. Não é necessário instalar equipamentos nos apartamentos, somente na central.

Desse modo, em caso de falha, o equipamento recebe manutenção de forma rápida, impedindo que o condomínio fique sem a ferramenta por muito tempo, o que também diminui as chances de transtornos e brechas para que pessoas mal-intencionadas entrem no local sem serem anunciadas.

7. Facilita a localização do síndico

Nem sempre o síndico está no condomínio, mas emergências podem acontecer, demandando o comparecimento dele. Com o interfone digital, os moradores e os profissionais do condomínio terão mais facilidade para localizá-lo. O sistema integra os números de telefone, para que o contato seja feito com facilidade. A qualidade da ligação também é superior, o que otimiza todo o processo.

8. Possibilita a utilização de senhas de acesso

A senha de acesso é um recurso que fortalece o sistema de segurança da residência. O interfone digital permite a seleção e a troca periódica de senhas de acesso, o que incrementa a proteção do condomínio. Mais um recurso para evitar riscos e inibir a ação de criminosos.

Com isso, somente as pessoas autorizadas podem entrar e circular pelo condomínio. Se alguém que não tem autorização para tal tomar conhecimento das senhas de acesso, será possível trocá-las sem burocracia.

9. Proporciona praticidade para o porteiro

É importante deixar claro que o terminal responsável por controlar o interfone sem fio, que fica na base da portaria, é intuitivo e prático. Assim sendo, os porteiros ganham agilidade para contatar os moradores de forma instantânea. Com um treinamento simples, o profissional é capaz de entender o funcionamento da ferramenta.

Quando falamos de um interfone analógico, é preciso pesquisar o nome do morador no sistema de registro do condomínio e posteriormente ligar para o condômino pelo interfone. Por meio do interfone virtual, todos esses processos são eliminados, pois o terminal da ferramenta armazena as fotos dos moradores, é só clicar em cima da imagem para se conectar com um apartamento.

Portanto, a tecnologia acrescenta velocidade e eficiência para o trabalho dos porteiros. Em suma, a relação entre os moradores e funcionários do prédio é facilitada. Sem falar que os visitantes não precisarão esperar muito tempo para adentrar no condomínio, visto que em poucas etapas o acesso é liberado.

10. Gera mobilidade

A partir do interfone sem fio, os moradores podem receber as suas visitas mesmo quando não estão no apartamento. Se um familiar de um condômino chegar de viagem enquanto ele está no trabalho, por exemplo, basta dar um comando na tela do celular para que o visitante e entre no condomínio.

Como implementar um sistema de interfone digital no condomínio?

Para implementar um sistema de segurança digital no condomínio, é fundamental que os moradores sejam favoráveis a essa medida. Para isso, discuta a proposta com os condôminos nas assembleias. Geralmente, a ferramenta é indicada para condomínios que têm a partir de 50 moradores.

Como funciona on-line, é crucial instalar o recurso com a acesso à duas conexões de internet, utilizando duas operadoras diferentes. Essa ação é necessária para evitar que o serviço seja interrompido se uma das conexões falhar. Quanto à energia elétrica, é indicado que o condomínio trabalhe com sistemas de redundância para assegurar os serviços básicos.

A mudança do interfone analógico para o interfone digital vai interferir nos hábitos e ações dos moradores e funcionários do prédio. Levando isso em consideração, é indicado oferecer treinamentos específicos tanto para a equipe que vai operar o equipamento quanto para os moradores que terão que lidar como novos procedimentos envolvendo o acesso ao seu apartamento. O cuidado deve ser ainda mais especial com moradores idosos que não estão acostumados a utilizar a tecnologia no seu cotidiano.

Outra ação essencial é pesquisar empresas especialistas em sistemas de segurança com ampla experiência e credibilidade. A Alfa Segurança está há 30 anos no mercado, oferecendo soluções para a proteção de lares e garantindo a integridade e a segurança de seus clientes.

Como você pôde perceber, neste post, aprendemos as principais vantagens de implementar o interfone sem fio para condomínio e vimos como ter um sistema de interfone digital pode ser útil para melhorar a comunicação entre síndico e moradores. Adquirir essa tecnologia traz mais segurança e comodidade para todos.

Gostou desse post? Assine a nossa newsletter agora mesmo e receba mais conteúdos exclusivos no seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário