Cuidar da segurança de todos os moradores do condomínio é uma tarefa que requer o apoio de equipamentos confiáveis e adequados ao local de uso. Por isso, a seleção correta do motor para portão automático é central na instalação de um acesso confortável e, ao mesmo tempo, seguro.
Você conhece os tipos de motores encontrados no mercado e sabe como escolher o ideal para a sua situação? Tire as dúvidas com este artigo e acabe com todas as suas inseguranças!
Além disso, baixe o E-book disponibilizado pela Alfa e aprenda várias dicas para melhorar o uso e a durabilidade do seu portão, é só clicar aqui ou na imagem abaixo.
Boa leitura!
Sistema pivotante
As principais diferenças entre os motores estão no sentido de abertura da entrada. O sistema pivotante funciona girando o portão a partir de um eixo localizado na lateral da estrutura.
Costuma ser considerado o modelo menos seguro, pois pelo efeito de alavanca, pode ter a abertura forçada com relativa facilidade. Por isso, o sistema pivotante é sugerido apenas para portões já instalados ou lugares menos movimentados.
Outra característica desse sistema é a constante manutenção necessária ao bom funcionamento. Em geral, o portão possui duas folhas com motores individuais, que contêm peças cujos cuidados devem ser frequentes.
Sistema basculante
O sistema basculante, por sua vez, abre no sentido vertical, o que faz dele o tipo ideal para espaços reduzidos.
Entretanto, o movimento realizado pelo portão toma espaço externo, invadindo parcialmente a calçada.
O sistema também obriga a pessoa a esperar a completa abertura antes de atravessar a passagem.
Mas motores rápidos disponíveis hoje em dia compensam essa desvantagem, reduzindo muito o tempo de espera.
Ele também exige cuidados constantes, mas com motor rápido, a durabilidade pode ser maior do que o próximo sistema que será apresentado.
Sistema deslizante
Finalmente, o tipo deslizante funciona acionando o portão horizontalmente, fazendo-o correr sobre um trilho.
Por esse motivo, a instalação de um sistema deslizante só pode ocorrer se houver espaço suficiente para que o movimento para o lado seja completo.
Esse modelo tem a propriedade de ser o mais conveniente para o uso de pedestres, pois além de poder ser facilmente colocado no modo manual, o sistema é capaz de ter a abertura controlada.
Dessa forma, não há necessidade de esperar o processo completo para a entrada ou saída de quem passa a pé.
Para carros, porém, é impossível adiantar a passagem. Os veículos são obrigados a esperar o portão correr até o final do trilho antes de passar.
Pensando nisso, os fabricantes também colocaram motores rápidos no mercado para o sistema deslizante.
Agora você já sabe como fazer a escolha correta do melhor tipo de motor para portão automático,melhorando o acesso de seu condomínio.
No mercado, a PPA, pioneira no Brasil, a Rossi e a Peccinin, conhecida por sua durabilidade, são as mais famosas entre as marcas para esse fim.
Então, dê preferência para empresas de instalação que trabalhem com esses produtos.
Para finalizar, o síndico deve entrar em contato com especialistas para a realização de uma visita técnica no local.
Assim, o profissional analisará o portão, caso já exista um instalado, realizará as medições necessárias e sugerirá o motor ideal para o seu caso.
Gostou de saber mais sobre motor para portão automático?
Não pare por aí! Continue a melhorar o acesso de seu condomínio aprendendo como lidar profissionalmente com os porteiros que trabalham com você!
Um comentário em “Motor para portão automático: quais são os tipos e como escolher?”