o que fazer quando o celular é roubado o que fazer quando o celular é roubado

Você sabe o que fazer quando o celular é roubado? Descubra aqui!

4 minutos para ler

Graças à utilidade, popularidade e, até mesmo, aos altos custos de muitos smartphones, os aparelhos têm sido alvo constante de furtos. E nem é preciso ter o mais caro ou top de linha para se tornar a próxima vítima: um segundo de desatenção e pronto. Por isso, é importante saber o que fazer quando o celular é roubado.

Além dos procedimentos básicos, como entrar em contato com a polícia e com a operadora, também é possível contar com o auxílio da própria tecnologia para tentar recuperar o seu smartphone. Fique atento ao nosso texto para proceder da melhor forma neste tipo de assalto — e sempre com muita calma.

Rastreie o celular

Atualmente, os dois maiores sistemas operacionais (Android e IOS) permitem que a localização do aparelho seja visualizada, o que pode ajudar você a encontrá-lo. Para tanto, siga os seguintes passos:

Android

  • acesse a sua conta no Google;
  • entre no site www.google.com/android/find;
  • selecione o aparelho roubado e aguarde a localização.

IOS

  • acesse a sua conta no iCloud;
  • entre no site www.icloud.com/#find;
  • selecione o aparelho roubado e aguarde a localização.

Bloqueie o aparelho

Cada aparelho tem um número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel — o IMEI. Esse dado é informado na etiqueta do código de barras do telefone, que costuma vir em sua caixa original. Também é possível descobri-lo ao discar *#06. Descubra esse número e o tenha sempre anotado em um lugar seguro.

Por quê? Porque ao bloquear esse número de série, o aparelho entra em uma lista permanente de bloqueio para os serviços em todas as operadoras. Ou seja, ligações e conexões com a internet ficam indisponíveis para sempre, deixando o celular inutilizado.

Apague os dados remotamente

Além da possibilidade de bloquear o aparelho via IMEI, os próprios sistemas operacionais também oferecem essa opção, além de permitirem que os dados ali contidos sejam apagados de forma remota — o que é fundamental nos dias de hoje, em que temos todos os dados da nossa vida no smartphone e é comum vermos arquivos pessoais vazados.

O Android, por exemplo, permite bloquear o dispositivo, ou então, a limpeza de todo o seu conteúdo. Já o IOS, assim que localiza o aparelho, oferece as opções de bloquear o iPhone, apagar o aparelho ou fazer um barulho. Todas essas opções surgem logo depois que você localiza o aparelho roubado seguindo as dicas do início deste texto.

Entre com contato com a polícia e com a sua operadora

Apesar de tanta tecnologia, as providências mais “clássicas” ainda são indispensáveis no caso de um roubo de celular. Afinal, essas providências poderão ajudar você a encontrar o seu telefone, além de poupá-lo de dores de cabeça futuras, como problemas com a operadora.

Hoje em dia, além de fazer o Boletim de Ocorrência na Delegacia, é possível fazê-lo on-line. É só procurar pela delegacia eletrônica do estado onde mora e gerar o documento, sem grandes complicações e burocracias.

Essas são algumas dicas práticas sobre o que fazer quando o celular é roubado. Claramente, o nosso maior lembrete é de que a sua vida é muito mais valiosa do que qualquer bem material. Por isso, se estiver em uma situação de violência, mantenha a calma, não reaja e pense primeiramente em você.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado! Compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas saibam destas informações.

Posts relacionados

Deixe um comentário