Portão Deslizante Portão Deslizante

Portão eletrônico: como escolher o modelo ideal para cada condomínio?

12 minutos para ler

As inovações tecnológicas não param de nos surpreender com inúmeros benefícios para facilitar as nossas vidas. Desta vez, destacamos a utilização dos tipos de portões eletrônicos como algo obrigatório para condomínios. Isso acontece porque, nesses locais há um grande volume de movimentações, tornando quase impossível usá-los manualmente.

Além disso, não podemos nos esquecer de mencionar que o portão com motor elétrico oferece mais proteção para a vida dos moradores e ajuda o trabalho do porteiro, por exemplo.

Todavia, você sabe como escolher o modelo ideal para o seu condomínio? Neste artigo, vamos responder aos seus questionamentos, mostrando como escolher o modelo certo e o que deve ser considerado nesse momento. Acompanhe!

Vantagens de ter um portão eletrônico nos condomínios

Primeiramente, é importante entender algumas das vantagens de ter um portão eletrônico instalado no condomínio. Confira como a tecnologia pode gerar benefícios para a vida dos moradores.

Aumenta a segurança

Como dito na introdução deste texto, o portão com motor elétrico proporciona mais segurança para as pessoas, uma vez que não é preciso sair do carro para abri-lo.

Ter uma ferramenta como essa é pensar na proteção das famílias que vivem no condomínio. Além disso, traz também maior sensação de segurança para os funcionários que laboram no local.

Além disso, mesmo quando os condôminos estão fora das suas residências, ainda podem se sentir seguros, já que os assaltantes encontram muito mais dificuldades para arrombar um portão eletrônico, visto que ele conta com mecanismos de muita resistência.

Traz praticidade e agilidade

Mais do que segurança, com o portão eletrônico também temos mais praticidade e agilidade, já que os moradores com permissão podem usar o controle de acesso para sair e entrar sem ter que perder tempo se identificando na portaria.

Melhora o custo-benefício

Outra vantagem para usar essa tecnologia é o custo-benefício que ela proporciona, uma vez que os valores não são muito altos e o dinheiro gasto se torna um grande investimento para beneficiar a vida de todas as pessoas do condomínio.

Apresenta custo acessível

Além de oferecer uma ótima relação custo-benefício, um portão eletrônico é bastante acessível quando se pensa no preço do equipamento. Desse modo, o custo não costuma ser um fator de impedimento. Ao contrário, diante de todas as vantagens que oferece, de modo geral o preço acessível costuma mesmo surpreender os interessados.

Oferece versatilidade nos modelos disponíveis

Os portões eletrônicos permitem uma grande versatilidade com os modelos atualmente disponíveis no mercado. Assim, tamanho, estilo e operacionalidade podem ser perfeitamente ajustados às necessidades de cada um. Também deve ser considerada a possibilidade de uso de modelos pivotantes, deslizantes ou basculantes.

Permite maior comodidade

O fato de não haver a necessidade de sair do carro para a abertura do portão, em especial nos dias de chuva ou de temperaturas mais baixas, permite um conforto a mais para os usuários. Nesse sentido, é grande a diferença percebida na comodidade possível nas entradas e saídas depois que se instala um portão eletrônico.

Possibilita a visualização com o portão fechado

Muitos modelos permitem que se veja a presença de pessoas ou um veículo através do próprio portão, conforme o tipo adotado. Assim, optando por um modelo que permita essa facilidade, inclui-se mais um item de segurança e praticidade no dia a dia ao ser possível identificar pessoas conhecidas e veículos que estacionam em frente a residência, por exemplo.

Modelos de portões eletrônicos e os seus funcionamentos

Basicamente, há três principais modelos de portões eletrônicos disponíveis no mercado. Para fazer uma boa escolha é fundamental verificar quais são as suas funcionalidades e se elas atendem às suas necessidades. Descubra quais são eles.

Basculante

Um dos modelos mais conhecidos para portão eletrônico é o de sistema basculante, muito usado em residências e mansões. Ele tem a habilidade de abrir no sentido vertical, o que possibilita sua utilização em espaços reduzidos.

Além disso, conta com um movimento que necessita de espaço externo, o que pode tomar uma pequena área da calçada — apenas quando está se movimentando. Esse sistema também requer que se espere a completa abertura antes de atravessar a passagem, evitando que acidentes aconteçam.

A grande vantagem é que os motores são rápidos e não demoram quase nada para abrir e fechar.

Deslizante

Além do modelo basculante, temos o portão com o sistema deslizante, que é muito procurado para ser instalado em diversos locais.

Ao contrário do modelo acima, esse tipo de portão funciona na posição horizontal e demanda um espaço maior para se movimentar sobre um trilho.

O portão com o sistema deslizante é recomendável para o uso diário, pois ele tem a abertura controlada, podendo utilizá-lo de acordo com as necessidades do local, o que o tornará mais prático e ágil.

Além disso, como o tipo basculante, esse portão também conta com motores rápidos para que ninguém perca tempo nesse processo.

Pivotante

Temos ainda outro modelo presente no mercado de portões com motores elétricos, que é o sistema pivotante. Esse tipo tem abertura girando o portão a partir de um eixo localizado na lateral da estrutura.

Essa pode ser uma boa alternativa para lugares menos movimentados e que não exijam o seu funcionamento constantemente.

No entanto, o portão pivotante oferece menos segurança, uma vez que as suas alavancas podem ser rompidas e precisam de manutenção com mais frequência.

Como fazer a instalação do modo correto?

Para o seu bom funcionamento, é imprescindível que o portão eletrônico seja instalado corretamente. Levando isso em consideração, veja quais são os passos para instalar esse modelo de portão.

Conheça as principais partes do portão

Um portão eletrônico é dividido em diferentes partes, como paredes laterais, grade, fim de curso magnético, cremalheira, base de concreto, equipamento deslizante e motor. Conhecer todas elas, é imprescindível para posicioná-las do jeito certo e, assim, garantir que funcione plenamente.

Posicione o motor da maneira adequada

Caso seja posicionado de modo errado, o motor não vai ter o desempenho esperado. Por isso, é indicado posicioná-lo exatamente em cima da base de concreto, mantendo-o fixo com buchas.

Feito isso, é o momento de posicionar a cremalheira, que não deve ser fixa até o final, pois é necessário haver uma folga de aproximadamente 1 mm entre os dentes do trilho e a engrenagem. Preste atenção nesse aspecto, se ficar muito solto, também pode danificar o equipamento, e se ficar muito preso, a tendência é que ele tenha um maior desgaste ao longo do tempo.

Realize testes

Por último, é preciso certificar-se que o portão vai funcionar conforme o planejado. Para tanto, feche todo o portão e analise a ‘’sobra’’, é recomendado que alguns dentes do trilho permaneçam fora da engrenagem, para que não haja o risco de ela se soltar.

Tenha atenção para a cremalheira que deve ter, de preferência, o mesmo tamanho do portão, e jamais ser menor que ele.

Não se esqueça de ajustar o fechamento do portão, o que é realizado por meio de ímãs. O ideal é que o fim do curso magnético fique a uma distância de até 0,5 cm a partir da face da carenagem.

Considerações para o uso de portão eletrônico

Após conhecermos os três modelos de portão eletrônico e as suas características, para analisarmos qual dos sistemas se adapta melhor às necessidades do condomínio, é o momento de considerarmos alguns cuidados. Acompanhe!

Tome cuidado com portões sociais embutidos

Uma das considerações mais importantes para o uso de portão eletrônico é tomar muito cuidado com portões sociais embutidos.

Isso porque, geralmente, crianças podem esquecer o portão social aberto enquanto alguém abre o elétrico, o que vai causar prejuízos aos moradores.

Contudo, isso não é motivo para se preocupar quando se toma as devidas precauções, como a necessidade de calibrar o portão para impossibilitar o uso do elétrico enquanto o social estiver aberto.

Faça manutenção preventiva

Além dos cuidados com os portões sociais embutidos, também não podemos deixar de enfatizar a necessidade de fazer manutenção preventiva para que o sistema funcione corretamente e não deixe nenhum morador na mão.

Assim, a vida útil do portão será muito maior e você vai economizar os recursos que seriam destinados à troca de equipamentos.

Para isso, busque a ajuda de uma empresa especializada nesse tipo de manutenção.

Tenha regras para controle de acesso

Também é importante destacar que é preciso estabelecer regras para o controle de acesso, já que os moradores necessitam estar cientes das suas responsabilidades diante dessa inovação.

Defina em assembleia o uso do controle remoto de acesso acionado pelo próprio morador para que todos tenham mais segurança.

Fique atento à quantidade de rodinhas

Crie o hábito de verificar periodicamente a quantidade de rodinhas e roldanas, uma vez que para os portões eletrônicos o correto é que haja duas delas, mas a maioria dos serralheiros acaba colocando três, justificando que assim o portão vai deslizar melhor. Porém, isso traz muitos problemas e compromete o seu funcionamento.

Não pense só no preço

Na hora de escolher um portão eletrônico, há pessoas que consideram apenas o valor, visando economizar o máximo possível. Contudo, isso pode sair caro para o seu bolso.

Sendo assim, não pense só no preço, já que além da aquisição do portão você também terá custos com a manutenção preventiva. Quando for negociar, faça uma ampla pesquisa de mercado e compare todos os benefícios que a sua residência terá ao comprar o modelo de portão do seu interesse.

Nesse sentido, outro aspecto muito importante durante o processo de escolha é que você evite comprar um portão automático que seja fornecido por uma empresa que não tenha experiência com a prestação desse serviço.

Tenha em mente que profissionais despreparados podem deixar o equipamento mal posicionado, o que resulta no seu mau funcionamento e até mesmo em acidentes que colocam em riscos os moradores do local.

Em se tratando da sua segurança, é necessário ressaltar que você não deve confiar somente na trava automática do portão eletrônico, é indispensável que toda a estrutura esteja adequada.

Contrate uma empresa de segurança

Por fim, é fundamental ressaltar que a escolha certa da empresa de segurança é um ponto importante para que o serviço prestado tenha qualidade e não cause problemas de manutenção.

Conte com a ajuda de uma empresa com muitos anos de experiência no mercado e que utiliza tecnologia de ponta para garantir a sua tranquilidade!

Qual a importância de poder contar com uma empresa especializada?

Existem diversas razões para você considerar a segurança de sua residência, condomínio ou empresa como assunto para especialistas. E, a primeira delas naturalmente é o próprio aspecto de manter seguro o acesso, as entradas e saídas e pessoas e veículos do imóvel.

Não se deve descuidar dessa atenção na hora de adquirir o equipamento e principalmente no momento de sua instalação. A tranquilidade de adquirir e instalar uma solução de segurança para a família, por exemplo, não tem preço e se trata de uma garantia que só pode ser oferecida por uma empresa especializada.

Uma organização especializada em segurança pode oferecer a certeza de uma instalação tecnicamente adequada. Por sua vez, também fornecerá um equipamento com as características que se espera estejam realmente presentes como resistência, funcionalidade e precisão no fechamento, entre outras.

Além disso, deve ser levado em conta que manutenções periódicas são necessárias em qualquer equipamento. Embora não sejam constantes no caso de portões de qualidade, havendo necessidade as melhores respostas são sempre oferecidas por quem instalou e tem intimidade com o produto.

Por fim, leve não deixe de considerar que uma especialista estabelecida no mercado pode oferecer as melhores referências para a sua tomada de decisão. Você não precisa apostar no escuro. Peça as referências que precisar e evite as experiências sem o compromisso de garantir o que o mercado dispõe de melhor para as suas necessidades.

Viu só como os tipos de portões eletrônicos são práticos e seguros para a sua residência? Com as informações que trouxemos aqui, você terá mais facilidades para selecionar a opção que melhor atenda as suas necessidades.

Quer mesmo o melhor em segurança para sua residência? Assine nossa newsletter e mantenha-se muito bem informado, além de conhecer o que Alfa Soluções em Segurança e Controle pode oferecer como resposta às suas necessidades.

Posts relacionados

4 thoughts on “Portão eletrônico: como escolher o modelo ideal para cada condomínio?

Deixe um comentário