proteção para mulheres proteção para mulheres

Aprenda agora 4 dicas essenciais de proteção para mulheres!

4 minutos para ler

O Brasil é um país sistematicamente inseguro. A sensação de vulnerabilidade e desamparo atinge praticamente toda a população. No entanto, a violência contra a mulher é um aspecto que chama atenção nesse cenário. Elas estão mais suscetíveis aos mais variados tipos de violências e assédios, e isso acontece em quase todos os ambientes — ou seja, a proteção para mulheres ainda é bastante ineficiente.

No trabalho, na rua, no transporte, nos bares e, principalmente, em casa. Uma reportagem publicada em fevereiro de 2019 pela BBC Brasil apresenta dados preocupantes. A matéria cita que 31,7% das brasileiras já sofreram assédio e 42% dos casos de violência aconteceram dentro de casa. Outro fator importante é que 76,4% afirmaram que conheciam os agressores.

Por isso, é importante criar mecanismos de proteção e defesa para se prevenir, e, é claro, em situações de violência, denunciar os agressores. Neste post, você vai conhecer 4 dicas para se proteger. Ficou interessada? Continue a leitura!

1. Fique atenta ao transporte

Um dos lugares em que as mulheres se sentem mais desprotegidas é no transporte. Pode ser ônibus, metrô, táxi ou nos carros solicitados por meio de aplicativos. Nos ônibus, as medidas preventivas mais recomendadas são: sentar-se próxima ao motorista ou cobrador e optar sempre pelo banco do corredor.

No metrô, quando for possível, escolha vagões exclusivos. Outra alternativa é mudar de vagão sempre que se sentir desconfortável. Entretanto, em ambos, é importante manter bolsas e mochilas na frente, próximas ao corpo.

Caso vá pedir um carro ou táxi por aplicativo, lembre-se de enviar os dados do motorista para uma pessoa de confiança. Se passar por situações desagradáveis, faça comentários nas avaliações, assim, outras mulheres saberão.

2. Tenha cuidado ao andar pela rua

Ao caminhar pela rua, evite usar o celular — além de se distrair, o aparelho acaba sendo um chamariz para possíveis assaltantes. Preste atenção ao que acontece à sua volta, e quando sentir que é seguida, entre em lugares, como bares, lojas ou restaurantes.

À noite, preferencialmente, ande acompanhada. Não pare em frente a sua residência para procurar a chave, guarde-a sempre em um lugar acessível. Quando precisar esperar o seu carro chegar, espere sempre dentro do estabelecimento.

3. Mantenha-se alerta ao dirigir

Ao dirigir, fique na faixa central, ela é mais segura que as demais. Quando encontrar algum semáforo fechado, diminua a velocidade aos poucos para pegá-lo aberto e não ser obrigada a parar.

Ao estacionar, opte por lugares bem iluminados e próximos. Deixe a chave sempre à mão, assim você entrará rapidamente no veículo. Antes de entrar, verifique se não tem ninguém dentro do veículo e saia logo com o carro.

4. Adote medidas de proteção domiciliar

Existem medidas e ferramentas de proteção domiciliar que contribuem para inibir criminosos. Câmeras de segurança, alarmes, cercas elétricas e interfones que reproduzem as imagens da entrada da casa são ótimas alternativas.

Algumas outras táticas de proteção são: assegurar-se que as portas e janelas estão devidamente trancadas antes de sair e sempre verificar as credenciais de prestadores de serviços e entregadores, antes de autorizar a entrada.

A proteção para mulheres é extremamente importante para que o cenário de violência, abuso e assédio seja revertido em respeito e gentileza. Porém, no momento, muitas encontram-se vulneráveis e precisam se prevenir por conta própria. Adotar as dicas que elencamos é uma maneira de se sentir um pouco mais segura em um país tão hostil com as mulheres. É importante ressaltar a importância de denunciar sempre que sofrer qualquer tipo de violência.

Gostou das nossas dicas e quer proteger outras mulheres? Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário