Equipamentos de Segurança Equipamentos de Segurança

Quais equipamentos de segurança utilizar em um estabelecimento comercial?

4 minutos para ler

Os estabelecimentos comerciais que não possuem equipamentos de segurança estão entre os principais alvos dos assaltantes, pois são lugares com bastante fluxo de pessoas, circulação de dinheiro e que concentram itens de alto valor.

Assim, para se prevenir contra ações de bandidos, é fundamental investir em equipamentos de segurança, que ajudam tanto na inibição de crimes quanto na identificação de autores de eventuais delitos.

Com ferramentas que vigiam e controlam o acesso ao seu empreendimento, você aumenta não só a proteção do espaço físico, como também dos seus funcionários e clientes, o que contribui para manter uma boa reputação no mercado.

Afinal, todos querem frequentar um ambiente seguro, não é mesmo? Ainda, fazendo isso, evita prejuízos financeiros para o seu caixa, já que as chances de roubos são reduzidas.

Quer proteger o seu estabelecimento?

Confira, neste post, quais são os equipamentos de segurança indispensáveis para comerciantes!

CFTV

Considerado um dos recursos mais eficientes para a segurança empresarial, o Circuito Fechado de Televisão (CFTV) é um excelente aliado para comerciantes.

Trata-se de um sistema de monitoramento com câmeras integradas ao circuito. Por meio dele é possível captar imagens, monitorá-las e armazená-las.

Quando comparado com outros sistemas de segurança, o CFTV apresenta resultados muito mais ágeis.

Isso porque, o equipamento possibilita um rápido e fácil reconhecimento de todas as pessoas presentes no local e também de suas ações.

E isso tudo é feito a partir de uma central de segurança, com profissionais devidamente capacitados para agir em qualquer circunstância.

Assim, uma atitude suspeita pode ser interrompida antes de causar maiores prejuízos.

Alarmes

Os sistemas de alarme também são populares e altamente recomendados para estabelecimentos comerciais.

Porque possuem a vantagem de não depender da ação humana para reagir a uma tentativa de assalto, ou seja, mantém o ambiente protegido mesmo quando não tem ninguém no local.

Geralmente, estes sistemas são instalados em portas, pontos de entrada e saída de pessoas, além de cofres.

O seu funcionamento se dá com base em sensores, que utilizam infravermelho capaz de detectar movimentos.

Uma vez acionados, os alarmes disparam sinais sonoros, emitindo um alerta para a central de segurança ou proprietário da empresa, que tomam as medidas cabíveis.

Outro diferencial é que os alarmes são ativados e desativados por senha, ou seja, apenas pessoas autorizadas saberão como desligar o sistema.

Controle de acesso

Saber quem entra e sai do estabelecimento é essencial para impedir a entrada de pessoas suspeitas.

Nesse sentido, a melhor estratégia é o controle de acesso.

Este controle é feito por equipamentos que identificam os funcionários e gerenciam as autorizações para entrar em áreas restritas do negócio, como escritório e depósito.

O reconhecimento é realizado por senhas, biometria, cartões magnéticos e crachás com chip.

Os itens de segurança podem ser fixados em diversas áreas.

Na entrada principal, por exemplo, para controlar a circulação de todas as pessoas.

E em setores internos, para permitir a entrada dos colaboradores específicos.

Desse modo, é possível proteger documentos, informações confidenciais, dados estratégicos, equipamentos e produtos do estabelecimento comercial.

Cercas elétricas

Uma das maiores preocupações dos empresários é quando acaba o horário de funcionamento e o espaço fica vazio e sujeito a invasões.

Por isso, para combater essa vulnerabilidade, uma boa solução são as cercas elétricas, que coíbem a presença de criminosos e também têm baixo custo de instalação e manutenção.

Além disso, elas podem ser combinadas com sistemas de alarme e, se um fio ou sistema sofrer algum dano, passa a emitir um alerta para a central de segurança ou para a polícia da região.

Graças à evolução da tecnologia, os comerciantes podem contar com equipamentos de segurança cada vez mais avançados, práticos e eficazes, que ajudam a blindar o seu comércio contra crimes.

Para isso, também é importante contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto e que ofereça um serviço de qualidade.

Está em busca de soluções para o seu estabelecimento?

Entre em contato com a Alfa Segurança para conhecer e descobrir como podemos ajudar!

Posts relacionados

Deixe uma resposta