deveres do síndico deveres do síndico

Você sabe quais são os deveres do síndico?

4 minutos para ler

O trabalho de síndico é uma tarefa realmente desafiadora. Logo, para desempenhar bem a função, é fundamental entender quais são as atribuições desse cargo. Assim você pode promover uma gestão adequada e consegue manter a qualidade dos processos no residencial.

Então, quer entender melhor quais são os deveres do síndico? Confira o nosso post e entenda!

Quais são os deveres do síndico?

Os deveres do síndico estão determinados no artigo 1.348 do Código Civil. Nós explicaremos a seguir:

Representação do condomínio

Diante de qualquer autoridade, entidade fiscal e organização, o síndico deve ser o representante do condomínio. Assim, é importante que ele defenda os interesses que são comuns aos moradores.

Ele tem o direito de consultar os condôminos para a tomada de decisões, não sendo obrigado a fazer todas as escolhas sozinho.

Realização de assembleias

As assembleias são fundamentais para a criação de um espaço de discussão das questões do residencial.

A apresentação de propostas, a construção conjunta de soluções e a votação das escolhas são fundamentais para uma boa convivência no condomínio. E o síndico tem o dever de criar essas reuniões, além de prestar contas à assembleia.

Caso exista algum processo judicial no condomínio, o gestor é o responsável por informar à comunidade desse fato. Além disso, o que for definido em convenção coletiva ou nas reuniões deve ser cumprido pelo síndico.

Manutenção dos processos de trabalho e preservação do bem comum

O síndico tem o papel de acompanhar os serviços prestados ao condomínio, para garantir que eles estejam ocorrendo bem. Isso envolve o controle do trabalho na portaria, de porteiros, faxineiros, advogados e equipes de manutenção.

Cada serviço contratado pelo residencial é pago por todos os moradores na taxa condominial. Assim, cabe ao gestor do prédio manter esses procedimentos em ordem.

Outra questão importante é que o síndico é responsável por garantir a preservação dos bens comuns, como piscinas, quadras e áreas de lazer, elevadores e rede elétrica. Para isso, deve convocar serviços de manutenção e tomar iniciativas em caso da necessidade de consertos.

Orçamento da receita e da despesa e combate à inadimplência

Também é papel do síndico fazer o orçamento da receita e despesa do condomínio, cuidando para que todas as taxas sejam pagas adequadamente. Assim, é possível evitar que aconteçam cortes no fornecimento de algum recurso.

Para garantir o pagamento das despesas o gestor precisa, de fato, adotar medidas de cobrança e de combate à inadimplência. Nesse sentido, a aplicação de multas e de mecanismos de cobrança é necessária. Ainda assim, as pessoas que devem a taxa condominial não devem ser expostas, pois isso configura danos morais.

Auxílio na boa convivência no condomínio

O síndico tem o papel de auxiliar na manutenção de uma boa convivência, o que significa que ele é responsável por mediar conflitos. Qualquer problema entre moradores deve ser solucionado por ele com o apoio das regras de convivência do condomínio

Quais são as melhores práticas para fazer o trabalho com eficiência?

Para fazer o trabalho de gestão do condomínio com eficiência, é importante conhecer bem o regulamento do residencial para evitar falhas nas ações e facilitar o desempenho dos processos. Também é necessário ter boa capacidade comunicativa e bastante organização para lidar bem com o grande volume de documentações manejadas nesse cargo.

Vale ainda contar com serviços de qualidade e apoio de profissionais capacitados, bem como aproveitar os momentos de reunião para discutir as questões e desenvolver soluções em conjunto.

Enfim, fazer a gestão de um condomínio é uma tarefa desafiadora, que exige conhecer bem quais são as atribuições do cargo de síndico.

Além de realizar reuniões e promover um gerenciamento transparente das atividades e finanças, o gestor tem o papel de representação jurídica e de cuidar da manutenção do prédio. Sem contar a função de fazer cobranças e aplicar punições em casos de violação de regras e inadimplência.

Então, gostou de entender quais são os deveres do síndico? Aproveite para ler também um pouco sobre como definir a remuneração do síndico!

Além disso, baixe nosso e-book gratuito para conhecer os desafios dessa função tão importante. Clique na imagem abaixo.

Posts relacionados

Deixe um comentário