rede de vizinhos protegidos rede de vizinhos protegidos

Qual a importância de ter uma rede de vizinhos protegidos no seu bairro?

6 minutos para ler

É evidente o aumento da violência nas cidades, demonstrado por meio do grande número de roubos e furtos em residências. Diante desse cenário, a rede de vizinhos protegidos é uma excelente opção para quem quer mais segurança e qualidade de vida.

Como é notório, apenas a segurança pública não é suficiente para garantir a proteção dos cidadãos e seus respectivos patrimônios físicos. Portanto, é necessário unir forças com os seus vizinhos e adotar equipamentos ativos que zelem pela tranquilidade da região.

Quer saber mais? Acompanhe, a seguir, como montar uma rede de vizinhos protegidos e inibir crimes na sua residência e até mesmo no seu bairro!

O que é e como funciona a rede de vizinhos protegidos?

Basicamente, a rede de vizinhos consiste na união dos moradores de um condomínio ou região para proteger as suas residências e, consequentemente, familiares. Nesse modelo, a segurança local passa a ser responsabilidade de todos.

Os condôminos podem criar estratégias de vigilância, como ficar de olho na casa dos seus vizinhos enquanto os mesmos estão viajando e adquirir ferramentas que auxiliam no monitoramento da área e inibem a invasão de criminosos. 

Quais as melhores práticas ao desenvolver uma rede de vizinhos protegidos?

Independente da configuração do seu bairro ou da sua vizinhança, algumas boas práticas podem e devem ser adotadas por todos. Veja a seguir como proceder para montar uma rede no seu bairro.

Conheça a sua vizinhança

Antes de qualquer coisa, é importante conhecer toda a sua vizinhança — desenvolvendo a rede de contatos, que nada mais é do que o famoso networking.

Com essa rede, o contato fica instaurado, assim como os interesses em comum para a proteção de todos. Sabendo disso, tente se aproximar das pessoas que residem no mesmo prédio ou rua que você, com a finalidade de conhecê-las melhor.

Por exemplo, prepare pequenas confraternizações em sua residência e chame os seus vizinhos para participar. Essa é uma ótima iniciativa para aproximar-se das pessoas e estreitar os laços.

Crie um canal de comunicação entre todos

Além de conhecer a sua vizinhança, outra dica interessante para você ter uma rede de vizinhos protegidos no seu bairro é criar um canal de comunicação entre todos os moradores.

O WhatsApp e outros aplicativos de mensagens são recomendados devido a praticidade e pelo uso sem custo. O ideal é trabalhar na criação de um grupo online para possibilitar que toda a rede de vizinhos esteja por dentro do que acontece no local onde moram.

Desse modo, caso seja necessário, medidas preventivas mais adequadas podem ser tomadas de forma mais rápida e eficaz, graças à boa comunicação entre todos.

Faça reuniões com frequência

A frequência das reuniões facilita a troca de informações e ideias, o que é muito importante para uma rede de vizinhos. Sendo assim, marque reuniões periódica e utilize as redes sociais para criar eventos e solicitar o comparecimento da rede de vizinhos protegidos.

Após a reunião, informe nos grupos e redes sociais quais foram os assuntos tratados e as decisões tomadas para atualizar aqueles vizinhos que por algum motivo não puderem comparecer ao evento.

Invista em equipamentos de segurança

O investimento em equipamentos de segurança é, sem dúvidas, uma das principais orientações para ter uma rede de vizinhos protegidos na região em que você mora.

As ferramentas digitais auxiliam no monitoramento de bairros e ruas por meio de imagens gravadas, o que pode ser feito até mesmo com o auxílio de aplicativos para smartphone e tablet.

Para isso, vale investir na solução Vizinhança Colaborativa. Esse serviço oferece monitoramento em tempo real, com gravação remota das imagens, além de ser 100% garantido por servidores Amazon.

Quais são os equipamentos ideais para proteger a vizinhança?

Felizmente, a tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos e desenvolvido soluções que são aliadas da segurança residencial. Veja algumas das opções que ajudam a proteger a sua vizinhança.

Sistema CFTV

O sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) possui câmeras que podem ser fixas ou móveis, que geram, gravam e armazenam as imagens do local. O maior benefício dessa solução é o fato de possibilitar a identificação de autores de ações suspeitas.

Sensores e alarmes

Estas ferramentas são indispensáveis para residências, devendo ser instaladas em pontos estratégicos. A partir delas é possível identificar quando as pessoas transitam pelo local e também detectar quando portas e janelas são abertas.

Os sensores de movimento mais modernos funcionam por meio de ondas de ultrassom, que conseguem identificar os movimentos realizados em uma área. Quando registram algo anormal, disparam um alarme para a sua central de monitoramento, que por sua vez pode chamar a polícia e interromper tentativas de crimes.

Cercas elétricas

Comumente instalada no entorno das casas, mais especificamente em cima dos muros, as cercas elétricas caracterizam-se como uma alternativa simples e eficaz no combate à violência. O equipamento inibe a entrada de invasores, uma vez que têm uma descarga elétrica potente.

No entanto, não é recomendado instalar este tipo de cerca em regiões com muita vegetação. A queda de galhos pode interferir negativamente no monitoramento adequado do equipamento, uma vez que ele pode ser acionado sem necessidade e passa a demandar consertos com maior frequência.

Controle de acesso

É imprescindível que o condomínio utilize um serviço de controle de acesso e que faça o gerenciamento das pessoas que podem entrar no local. Com essa ferramenta, é possível registrar a entrada e saída de todos os condôminos, funcionários, entregadores e visitantes, o que impede que indivíduos não autorizados e mal-intencionados circulem pela área.

O controle de acesso pode ser feito a partir de chaveiros, biometria, senha ou cartões, distribuídos apenas para os moradores locais.

Como você pode perceber, a rede de vizinhos protegidos é uma medida capaz de minimizar roubos e furtos no seu condomínio e bairro, tornando a região bem mais segura para todos. Para que a vigilância colaborativa seja ainda mais eficiente, é imprescindível implantar recursos tecnológicos que aumentem a proteção das residências. Tudo deve ser feito com o auxílio de uma empresa que ofereça soluções de qualidade e experiente no mercado.

Mora em um lugar inseguro? Veja como a vizinhança colaborativa pode resolver esse problema!

Posts relacionados

Deixe um comentário