É de suma importância agir o quanto antes em relação à segurança de crianças, para evitar acidentes domésticos e situações perigosas, no condomínio e nas ruas.
Dessa forma, neste post, apresentaremos 5 estratégias para lidar com a segurança das crianças. Boa leitura!
1. Converse sobre os perigos existentes relacionados à segurança e saúde
Uma dica essencial para proporcionar mais proteção aos pequenos é conversar sobre os perigos existentes relacionados à segurança e saúde.
Isso é fundamental para fazer com que as crianças compreendam quais são as situações mais perigosas e o que elas podem fazer para evitá-las.
Você pode, por exemplo, informar à criança que ela não deve atravessar a rua sozinha, pois um carro pode atingi-la.
Da mesma forma, é possível ensiná-la a não receber balas de estranhos, explicando como pode ser perigoso. Assim, tente sempre exemplificar para ajuda-la a entender.
2. Explique sobre como agir diante dos perigos
Além de conversar sobre os perigos existentes, outra dica importante é falar sobre como agir diante deles.
Isso porquê, as crianças precisam compreender que elas podem tomar a iniciativa para evitar os diversos tipos de acidentes.
Um bom exemplo é sobre os cuidados com a utilização dos parques e playgrounds, uma vez que eles podem apresentar problemas, e que isso pode de alguma maneira, machuca-la.
Assim, deixe claro que caso isso aconteça, ela precisa procurar imediatamente seus pais ou responsáveis.
3. Ensine-as o número de telefone da polícia
É possível ensinar números de urgência para as crianças, de modo que elas possam buscar ajuda em situações de extremo perigo.
Para isso, é essencial explicar que se trata de algo sério e não pode ser usado sem uma real necessidade, como:
- alguém passou mal ou desmaiou;
- a casa pegou fogo;
- um criminoso tentando entrar na residência.
Então, é aconselhável também tentar fazer com que os pequenos decorem o endereço de onde moram para facilitar o trabalho dos que prestarem socorro.
4. Fale sobre prevenção
Outra orientação para ajudar a melhorar a segurança de crianças é falar sobre prevenção.
Isso porque faz parte do desenvolvimento delas a curiosidade em mexer com os objetivos ao seu redor, o que aumenta o risco de sofrerem acidentes.
Desse modo, diga a elas que não se deve brincar com fogos, assim como não se deve nadar sozinha por causa do risco de afogamento.
Além do mais, é útil orientar a criança sobre as normas de trânsito para prevenir atropelamentos.
5. Invista na segurança da sua residência
Por fim, mais uma ótima estratégia para proporcionar mais proteção aos pequenos é investir na segurança da sua residência.
Para isso, adquira as soluções tecnológicas disponíveis no mercado, como fechadura eletrônica, interfone digital com vídeo etc, de forma a garantir mais segurança e tranquilidade.
Pronto!
Aqui, abordamos 5 estratégias de como lidar com a segurança de crianças para evitar acidentes domésticos e situações de perigo.
Entretanto, ressaltamos a importância de contar o auxílio de uma empresa de sistema de segurança com vasta experiência e com equipe técnica capacitada.
Gostou do post? Siga as nossas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades! Estamos no Facebook, Linkedin, e Instagram!
Um comentário em “5 estratégias para melhorar a segurança de crianças”