Hoje em dia, é muito importante cuidar da segurança em condomínio residencial, uma vez que a violência está aumentando exponencialmente no nosso país. Desse modo, é preciso seguir algumas regras de proteção, como manter bem iluminadas as entradas do condomínio e estabelecer identificação para todos os visitantes.
Neste post vamos apontar as principais regras de segurança em condomínios e os erros mais cometidos pela gestão. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Terceirização com foco na diminuição de custos
Terceirizar o serviço de manutenção e fornecimento de segurança para os condomínios é uma das regras de segurança que gera muitos benefícios para a vida dos moradores. Todavia, realizar a terceirização com foco na diminuição de custos pode ser um grande perigo.
Como já diz o ditado, “o barato sai caro”. Isso é verdade quando se trata de oferecer segurança, pois o que está em jogo nessa situação são as vidas de muitas pessoas. Por isso, é um erro fatal contratar empresas que fornecem um serviço barato, mas que não apresenta qualidade.
O foco deve estar na proteção e na tranquilidade que os serviços da empresa vão proporcionar a todos os moradores.
Falta de investimento na segurança em condomínio residencial
Além da terceirização com foco em custos, outro grande problema para a segurança em condomínio residencial é a falta de investimento. Geralmente focamos em quanto vamos gastar, uma vez que não queremos investir em mais proteção.
No entanto, como dito anteriormente, a preservação da vida deve ser prioridade. Além disso, um condomínio residencial pode planejar para investir o capital na segurança. Isso pode ser feito em acordo nas assembleias e descrito na guia de cobrança condominial.
O importante é investir na proteção de todos os moradores, pois o retorno desse investimento é incomparável, gerando melhor qualidade de vida para todos.
Desprezo às áreas de risco ao redor do condomínio
O desprezo às áreas de risco ao redor também é perigoso para os condomínios. Prédios construídos perto de locais frequentados por traficantes e usuários de drogas, por exemplo, devem ter atenção redobrada.
Para isso, a melhor solução é realizar o mapeamento das áreas de risco para a elaboração de um projeto de segurança eficiente. Dessa forma, é possível verificar quais muros do residencial são mais visados e precisam de mais mecanismos de segurança.
É aconselhável que você conte com a ajuda de uma empresa especializada em segurança eletrônica e com experiência no mercado para implementar uma estratégia adequada. Além disso, incentive os condôminos a fazer parte dessa corrente por meio da conscientização, mostrando como a violência cresce no nosso país e nos falta tranquilidade para vivermos bem.
Falamos aqui sobre a importância da segurança em condomínio residencial e quais são e os principais erros que devem ser evitados para garantir a proteção de todos os moradores. Como dissemos, não é indicado economizar e acabar colocando em risco a vida de muitas pessoas.
Gostou das nossas dicas? Comente e nos siga nas redes sociais para receber mais dicas incríveis! Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin.
Saiba como melhorar a segurança de seu condomínio lendo nosso e-book gratuito sobre o assunto! Clique e faça o download.