seguro residencial seguro residencial

Seguro residencial: como funciona a cobertura?

4 minutos para ler

A compra do imóvel próprio requer um investimento alto. Por isso, ao conquistá-lo, é fortemente recomendado adquirir um seguro residencial, que garante a proteção do bem em caso de incidentes, que vão desde desastres naturais até roubos. O serviço é encontrado em diferentes modalidades e permite que você o personalize de acordo com suas necessidades.

Com a contratação de um seguro, você evita prejuízos financeiros, visto que ele cobre danos ao imóvel. Mesmo que você seja cauteloso e adote medidas de segurança, o serviço é importante para aquelas situações que nos pegam de surpresa.

Um seguro residencial básico cobre incêndio, explosões e queda de raios. Ele é calculado a partir do valor da casa ou apartamento, considerando os bens que o integram. Caso algo seja danificado, o proprietário pode acionar o seguro e ser ressarcido. No entanto, é possível solicitar coberturas adicionais, que são cobradas à parte.

Quer saber mais? Conheça, neste post, os principais tipos de cobertura para seguros residenciais!

Incêndio ou explosões

Sem dúvidas, a cobertura de incêndio é indispensável para qualquer residência. Um curto na fiação elétrica pode desencadear um incêndio que comprometa parte do imóvel, por exemplo. Diante disso, o seguro é extremamente útil para arcar com o valor do prejuízo, permitindo que você restaure o local avariado.

Outra situação perigosa é a explosão de gás. Para se precaver, é possível contratar a cobertura para explosões de qualquer natureza, que pode cobrir a casa e bens que eventualmente sejam atingidos pelo incidente.

Furto ou roubo

Você passa boa parte do dia fora de casa ou viaja com frequência? A ausência dos moradores serve de estímulo para a ação de ladrões, que podem arrombar as portas e roubar os bens, como aparelho de televisão e computador.

Já imaginou seu desespero de chegar em casa e perceber que objetos preciosos sumiram? Nesse sentido, é indicada a contratação da cobertura para furto ou roubo, que cobre prejuízos deixados por arrombamentos e o valor dos produtos roubados, desde que estejam segurados.

Quebra de vidros da casa

Quem tem crianças em casa sabe que algumas brincadeiras podem resultar em acidentes que danificam a residência, como quando a bola de futebol quebra o vidro da janela ou um espelho. Para esse tipo de circunstância, você também pode contar com a cobertura de quebra de vidros, que o reembolsa.

Desastres naturais

Tempestades podem gerar raios, queda de granizo, enchentes e inundações. Infelizmente, esse é o tipo de situação que não podemos evitar e que traz grandes transtornos. Mas, com a cobertura para desastres naturais, você ameniza o problema, recebendo o valor do prejuízo deixado pela natureza.

Veículos em garagem

Você deixa o carro na garagem do prédio? Se algum vizinho bater ou arranhar o automóvel e não se identificar, você não terá que pagar para mandar arrumá-lo, já que a cobertura para veículo em garagem serve justamente para esse tipo de problema. Ela também cobre danos no carro que tenham sido causados por acidentes na casa.

Como escolher o melhor seguro residencial e cobertura?

Para escolher um seguro residencial com a melhor cobertura, é preciso começar listando quais são suas necessidades. Por exemplo, se sua casa fica próxima de rios, uma cobertura para inundações é indispensável.

O próximo passo é buscar uma agência que tenha credibilidade no mercado. Lembre-se de que, no caso de sofrer alguns dos incidentes citados aqui, você estará passando por um momento de transtorno. Logo, necessitará de um serviço eficiente e rápido. Por fim, leia com atenção a apólice do seguro; assim, saberá com exatidão o que está contratando e quais são seus direitos e deveres.

É claro que o ideal é que a sua casa não sofra nenhum dano. Porém, ninguém está livre de passar por acidentes. Portanto, adquirir um seguro residencial é imprescindível para que você possa agir com tranquilidade mesmo diante de circunstâncias desagradáveis e estressantes.

Gostou do post? Siga nossas redes sociais e acompanhe conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook e no Twitter.

Posts relacionados

Deixe um comentário