tecnologia e segurança publica tecnologia e segurança publica

Tecnologia e segurança pública: entenda como o combate ao crime tem sido mais eficiente

4 minutos para ler

A preocupação da população com segurança aumenta a cada dia. As notícias sobre delitos são constantes nos jornais. Além disso, há um crescente sentimento de estar pouco protegido nas ruas e, até mesmo, no lar. Mas há novas possibilidades para esse complexo cenário. A tecnologia e segurança pública podem se articular para resguardar a sociedade de ações criminosas ou facilitar a remediação desse tipo de problema.

Preparamos este conteúdo especial com informações sobre como o combate ao crime se tornou mais eficiente com o apoio da tecnologia. Ficou interessado? Continue acompanhando para entender mais sobre o tema!

Quais são as possibilidades da automação do combate ao crime?

A automação traz boas contribuições para o combate ao crime em algumas cidades. Destacamos que os avanços acontecem aos poucos, mas que diferentes possibilidades já estão disponíveis para a sociedade. Um exemplo é o registro de ocorrência por aplicativo, na polícia militar de Santa Catarina.

A proposta é que os procedimentos, que eram efetivados pelo rádio ou pessoalmente, passem a ser desenvolvidos por meio de um aplicativo de dispositivo móvel. O programa permite aos profissionais fazer registros via áudio ou vídeo, acessar as câmeras das cidades e pesquisar informações sobre pessoas procuradas.

Além disso, a polícia instalou uma impressora nos veículos, para que o boletim de ocorrência possa ser emitido imediatamente. Isso confere qualidade e agilidade no atendimento oferecido à população.

Outra alternativa possível para os agentes de segurança pública é o depoimento à distância. Essa prática é realizada pela polícia civil de São Paulo. A medida evita que profissionais tenham que efetuar deslocamentos de longa distância para escutar indivíduos envolvidos em delitos, o que confere maior agilidade para o processo e libera colaboradores para a atuação em campo.

Como um aplicativo de mensagem pode auxiliar na segurança pública?

Em Canoas, a Secretaria de Segurança Pública criou ações no Whatsapp para auxiliar no monitoramento e apoio à comunidade. Ela capacitou guardas municipais para o gerenciamento de grupos no aplicativo de mensagem.

Os profissionais monitoram o app e dialogam com os moradores da região, acompanhando ocorrências e auxiliando em casos de denúncia. Os policiais também podem acessar o circuito de câmeras nas ruas para checar se as denúncias são verdadeiras.

De que forma é possível melhorar a segurança pública com os boletins de ocorrência online?

É possível emitir o boletim de ocorrência online em casos que não envolvem crimes nem ameaças contra pessoas — como as perdas de documentos, desaparecimentos e acidentes sem vítimas. A impressão do documento pode ser realizada somente por envolvidos, sendo necessária a digitação de código de autenticidade.

A emissão de boletim online facilita a vida do cidadão e confere agilidade e tranquilidade em casos de ocorrências mais simples. Isso aumenta a eficiência dos serviços e auxilia na promoção da segurança da coletividade.

As soluções informatizadas são grandes aliadas no combate à criminalidade, tornando mais eficiente a resolução de ocorrências. Com a articulação entre tecnologia e segurança pública, é possível garantir agilidade no atendimento da população e facilitar procedimentos usuais da dinâmica policial. Essa é uma proposta que contribui para a rotina dos profissionais e simplifica ações para a comunidade.

E então? Gostou de aprender sobre as possibilidades da tecnologia e segurança pública? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos valiosos em seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário