tipos de cerca elétrica tipos de cerca elétrica

Tipos de cerca elétrica: conheça agora e escolha a melhor!

4 minutos para ler

As cercas elétricas são um componente importantíssimo na composição do sistema de segurança residencial ou industrial. O equipamento deve funcionar quando a propriedade está efetivamente sob ataque, ao contrário de câmeras, por exemplo, que atuam principalmente na prevenção e identificação de movimentação suspeita.

No entanto, não basta comprar um equipamento e instalar. Existem aspectos que precisam ser analisados previamente, como os tipos de cerca elétrica mais adequados a cada situação e os cuidados a serem tomados no instante da instalação. Quer saber quais são os tipos existentes no mercado e como fazer a escolha certa? Continue lendo este post!

Quais são os tipos de cerca elétrica?

Existem dois tipos básicos de cerca elétrica, a convencional e a concertina. Veja agora os detalhes de cada uma!

Convencional

É o modelo mais popular e amplamente comercializado. A voltagem do choque é pulsante e não letal, variando entre 8.500 e 11.500 volts. É composto por:

  • central eletrificadora;
  • hastes de alumínio;
  • 6 isoladores;
  • fios inox;
  • placas de advertência;
  • haste de aterramento;
  • cabo de alta tensão.

Esse tipo pode ainda ser mais resistente, com hastes reforçadas e fios mais grossos: é a cerca elétrica industrial, porém, a voltagem é a mesma da convencional residencial, o que difere é mesmo a resistência.

Concertina

A cerca elétrica de concertina, além de possuir os fios por onde passam a voltagem, possui lâminas de aço cortante parecidas com arame farpado. Maior e mais resistente, essa é uma ótima opção para indústria e comércio.

Como funciona o monitoramento?

Essas são as duas modalidades mais usadas de cercas elétricas, e ambas podem ser monitoradas ou não monitoradas.

As monitoradas são as que compõe um sistema de segurança e monitoramento mais completo, com câmeras, alarmes e, em certos casos, até com raios infravermelhos. As não monitoradas não estão associadas a câmeras ou alarmes, funcionando isoladas de qualquer tipo de central de vigilância.

Quais os principais cuidados na instalação?

Existem alguns cuidados que precisam ser tomados antes e durante a instalação das cercas elétricas. Afinal, é um equipamento que traz riscos aos instaladores e, se estiver fora das especificações legais, aos usuários. Veja agora alguns cuidados importantes!

Legalidade

O principal aspecto a ser observado para a instalação de uma cerca elétrica é a legalidade, pois existem fatores legais que devem ser obedecidos. Antes da instalação, o proprietário precisa obter junto à prefeitura a ART (ou Anotação de Responsabilidade Técnica), e esse documento precisa ser renovado anualmente.

Os avisos precisam ser visíveis e instalados apenas no perímetro do local. O CREA é o responsável pela fiscalização. Em casos de irregularidades, o proprietário é notificado ou multado.

Especialização

Para instalar o equipamento, é recomendável que se recorra aos serviços terceirizados de uma empresa especializada em segurança. A Alfa Segurança, por exemplo, conta com mais de 30 anos de experiência no mercado e profissionais altamente capacitados. Possui a credibilidade, a confiança e o conhecimento necessários para esse tipo de serviço.

Existem tipos de cerca elétrica no mercado para os mais diversos perfis. Basta considerar o que melhor se encaixa às suas particularidades e vai deixar sua casa ou empresa mais protegida. É importante lembrar que a eficiência do equipamento aumenta na medida em que ele é associado ao sistema de monitoramento e segurança completo com alarmes e câmeras.

Quer saber mais detalhes sobre os tipos e a instalação de cercas elétricas? Entre em contato conosco!

Posts relacionados

6 thoughts on “Tipos de cerca elétrica: conheça agora e escolha a melhor!

    1. Olá Jose!
      Tentamos contato por seu email e não conseguimos.
      Seria possível nos ligar no 31 3423-2211?
      Agradecemos seu contato.
      Equipe Alfa.

Deixe uma resposta